![]() |
| Cortejo abertura do Sapateia São Paulo, Parque Ibirapuera |
7ª Edição do Sapateia São Paulo traz, grátis, sapateadores profissionais e amadores no Parque do Ibirapuera.
A 7ª edição do SAPATEIA SÃO PAULO – evento que anualmente celebra o Dia Internacional do Sapateado Americano – acontecerá nos dias 18 (no Parque do Ibirapuera – palco ao lado do Museu Afro) e 19 de junho de 2011 (no estúdio Kika Sampaio, localizado na R. Augusta,2672). Organizado pela bailarina, coreógrafa e sapateadora Christiane Matallo, o Sapateia atrai anualmente artistas e interessados em conhecer mais detalhadamente a arte do sapateado no Estado de São Paulo. A data escolhida é em homenagem ao sapateador negro norte americano Bill Robinson Bojangles, que revolucionou a arte de sapatear.
Integrado ao calendário oficial de eventos da cidade (através da lei nº 14347/07, aprovada em 2007, que reconhece do Dia Internacional do Sapateado), o Sapateia São Paulo, além de apresentações de escolas e companhias, traz também sapateadores consagrados em todo território nacional, como Luizz Baldjão, Samuel Faez, Patrícia Stellet e Cinthia Vilas Boas. O evento, na realidade, é uma grande confraternização de sapateadores profissionais e amadores e tem inclusive um caráter social, pois os participantes doarão 2 kg de alimento não perecível para entidades sociais.
Programação
No dia 18 de junho, a partir das 10h30, um cortejo de sapateadores sai pelas ruas do Parque do Ibirapuera, onde participantes do Sapateia misturam o samba com o sapateado ao som de diversos instrumentos musicais, para chamar o público para participar da festa.
Após o desfile, às 11h30, um espetáculo da sapateadora, atriz, cantora e instrumentista Christiane Matallo, que sobe ao palco ao lado da cantora Bibba Chuqui para um performance. Ambas integram o elenco do musical New York, New York, em cartaz no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Escolas e companhias de dança apresentarão coreografias durante a Mostra Avaliada de sapateado para avaliação de um júri, formado pelo músico e compositor Gilberto de Syllos, a coreógrafa Kika Sampaio.
No dia 19 de junho, o Sapateia São Paulo continua, mas na sede do Studio Só Dança, com aulas e workshops de sapateado com os professores Samuel Faez, Cíntia Vilas Boas, Patrícia Stellet e Luizz Baldijão.
Quem são os artistas do Sapateia São Paulo
Christiane Matallo - Chamada de “A Carmen Miranda do TAP” pelo jornal The New York Times, Christiane Matallo é bailarina, sapateadora, coreógrafa, atriz, musicista e cantora. Iniciou seus estudos aos dois anos de idade e é a única artista no mundo a tocar sax tenor e sapatear simultaneamente. Matallo faz o mesmo número também com o piano. É organizadora do Sapateia São Paulo e também do Festival Internacional de Sapateado.
Samuel Faez - Licenciado e bacharel em dança pela Unicamp, Samuel é um sapateador eclético e respeitado no meio, seu estilo "flash" de sapatear, impressiona e marca pela velocidade e mobilidade corporal quase acrobática. Tem um trabalho de sapateado fortemente influenciado pela dança contemporânea, sendo um dos grandes nomes desta vertente de sapateado no Brasil. Samuel também atua como professor e dançarino de Dança Irlandesa.
Patricia Stellet - Sapateadora, coreógrafa, atriz e professora. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Anhembi Morumbi-SP. Iniciou seus estudos em Sapateado Americano em 1990. Já ministrou workshop em Ponta Grossa no Paraná em 2008 e 2009.Integrou grupos premiados nos maiores Festivais do País, como Festival de Dança de Joinville e Festidança , fazendo parte da CBS e da Feeling Companhia de Dança.
Cinthia Vilas Boas - Cinthia Vilas Boas, psicóloga, bailarina, sapateadora e difusora da cultura negra no Brasil. Oficineira, educadora social e representante da juventude negra do Brasil. Organizadora da Semana da Consciência Negra de Campinas desde 2006. Na Casa de Cultura Tainã teve experiências com dança afro e tambor de aço. No Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungus, Puitas e Quinjenges com ciranda, jongo, maracatu, samba de bumbo, samba de roda, e maculelê.
Luizz Baldijão - Profissional de sapateado há mais de 25 anos Já passou por Nova York, Paris, Berlim, Viena, Rotterdam, Buenos Aires, além de várias cidades brasileiras. Participa de vários festivais de dança no Brasil como jurado. Participou de todas as edições do SAPATEIA SÃO PAULO. Trabalha junto ao terceiro setor desde 2001 e já formou profissionais nesse trabalho. Já produziu e dirigiu 7 espetáculos profissionais de sapateado.
Kika Sampaio - proprietária do Kika Tap Center há 28 anos. Sua formação inclui os mais renomados professores de sapateado de Londres Brasil e USA. Atua na área do sapateado americano como professora e coreógrafa. Criou coreografias para os principais musicais em São Paulo, trabalhando junto aos mais importantes diretores do teatro nacional como Charles Muller, Jorge Takla, Jorge Fernando, Wolf Maia dentre outros. Participou de vários Festivais de dança no Brasil como professora, juri e palestrante Foi do Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville 2005/ 200.
Gilberto de Syllos - Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp / 2001).
Iniciou seus estudos musicais a partir do violão e tornou-se baixista aos 17 anos. Desde então estudou no
CLAM (Zimbo Trio), com Cláudio Bertrami (Medusa), Paulo Pugliesi, Jorge Oscar (Unicamp) e no Conservatório
Musical de Tatuí. Autor do livro “Técnicas para baixo elétrico na música brasileira” (2008 / Ed Souza Lima).
Desde 2002 é professor da Faculdade Berklee Souza Lima, em São Paulo, na qual é o responsável pelo
programa do curso técnico de contrabaixo. De Syllos assina a direção musical dos DVDs "A Arte de
7º Sapateia São Paulo
18 de junho – Parque do Ibirapuera
Av Pedro Álvares Cabral, s/n – Portões 3 e 10, das 10h às 15h – ao lado do Museu Afro Brasil –Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega.
* A entrada de pedestres é feita pelo portão 10. Para os que estiverem de carro e desejam estacionar, a entrada é feita pelo portão 3 e com uso de zona azul
19 de Junho – estúdio Só Dança
R. Augusta 2672, Jardins – das 10h às 16h45
Para maiores informações sobre os workshops
http://www.christiane-matallo.com.br/
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Márcia Marques: 011 9126 0425
Lau Francisco: 011 8807 6467
MSN: claramm@hotmail.com
/ Site: http://www.canalaberto.com.br/
Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto

Nenhum comentário:
Postar um comentário