Exposição sobre Nero, que sofre acusações de déspota matricida mas tinha bom gosto pelas artes abrirá dia 14, em Roma.
Imperador Nero (37-68 aC) ganha exposição em Roama com um perfil nada discreto, no Fórum Romano onde tenta mostrar uma imagem menos caricatural do imperador.
A exposição "Nero", será aberta nesta quarta-feira,14, "como uma tentaiva de reabilitação de Nero, mas contribui para explicar seus méritos, qualidades, e defeitos, para transmitir uma imagem completa", explicou nesta segunda-feira à imprensa o secretário de Estado para a Cultura, Francesco Maria Giro.
Nero era "um homem cheio de sombras e luzes, e a exposição é apresentada nos locais onde conduzia sua vida pública e privada: um percurso que nos leva do Fórum romano ao Palatino, passando pelo Coliseu e pela Domus Aurea", precisa Francesco Maria Giro.Na foto, o imperador quando tinha 17 anos, morreu aos 30 anos, obrigado a cometer o suicídio.
Retratos e de bustos de Nero, de sua mãe Agripina, Pompeia, a prostituta que ele transformou em imperatriz, antes de ser morta, grávida. Foi criada uma atmosfera como em "Quo vadis?" , filme de 1951, (Peter Ustinov ) onde Peter encarna un Nero histriônico. Trechos do filme são exibidos no templo de Rômulo.
Em sua fase de imperador, Nero reforma completamente o centro de Roma, o faraônico projeto do palácio da Domus Aurea, como o Palatino, Colle Oppio, o vale do futuro Coliseu e o Celio.
NERO - Até 18 de setembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário