Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Grã-Bretanha entra na campanha: soltem Ai Weiwei

Weiwei expõe instalção na Tate Moder, Londres
 A Grã-Bretanha solicitou nesta segunda-feira,5, que China  liberte o artista Ai Weiwei.


O artista plástico é um crítico destacado do Partido Comunista chinês e foi detido pela polícia quando estava prestes a embarcar em um avião para Hong Kong. "Estou muito preocupado com a notícia de que Ai Weiwei foi detido pelas autoridades chinesas", disse o secretário do Exterior britânico, William Hague, em comunicado.
O ministro Hague acrescentou que os direitos humanos implementados sob o Estado de direito constituem "pré-requisitos essenciais" para a prosperidade e estabilidade de longo prazo da China.

Segundo a galeria Tate Modern, em Londres, onde uma instalação "Sementes de Girassol", de Ai Weiwei, composta de 100 milhões de réplicas de sementes feitas de porcelana , está em exibição no enorme salão Turbine, também declarou estar preocupada com o desaparecimento do artista.

A de Weiwei,  53 anos vem somar-se a uma lista que aumenta a cada dia de dissidentes detidos por um governo disposto a sufocar qualquer tipo e indício de contestação ao seu poder no momento em que se aproxima de uma transição em sua liderança, no final de 2012.

Weiwei foi o projetista do estádio para Copa do Mundo de Futebom, de 2010, e ficou conhecido por 'ninho do pássaro'.

Nenhum comentário: