Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Morena Nascimento em “Sexo, Amor & outros Acidentes”



Bem Casado traz espetáculos premiados de Morena Nascimento e Cristian Duarte . Bailarina é artista convidada da Tanztheater Wuppertal e está de passagem pelo Brasil


Morena Nascimento em “Sexo, Amor & outros Acidentes”


Entre os dias 18 e 20 de março de 2011 o Teatro de Dança leva ao seu palco o programa Bem Casado, que consiste em levar ao palco, numa mesma noite, dois espetáculos de companhias diferentes. A primeira a se apresentar é a bailarina, diretora e coreógrafa Morena Nascimento com o espetáculo solo “Sexo, Amor & outros Acidentes”, prêmio APCA 2005 por melhor criação e melhor intérprete do ano. Depois, o bailarino e coreógrafo Cristian Duarte exibe O Revisor em Série#, prêmios APCA e Funarte em 1998.

Sexo, Amor & outros Acidentes

Morena Nascimento é dona de apurada força de interpretação, o que a levou a ingressar em uma das mais importantes companhias de dança do mundo em 2007: a Tanztheater Wuppertal, dirigida por Pina Bausch, onde atualmente atua como guest.

Para criar Sexo, Amor & outros Acidentes, Morena inspirou-se em filmes eróticos anônimos da década de 50 – todos em película Super 8 -, para abordar o tema da erotização e as fantasias que são criadas em torno do universo do amor e do erotismo. Para a artista, um discurso de sensualidade se constrói no corpo que dança através de uma gestualidade rebuscada e repetitiva. Dois corpos que se tocam e se chocam. Acidentes ou encontros amorosos?

Os filmes projetados estão em constante diálogo com as ações. Os elementos cênicos provocam o espectador a fantasiar. “O tema da sexualidade cria uma tensão para o corpo, é quase como se fosse um elástico forte prestes a explodir. A partir dessa tensão foi surgindo os movimentos coreográficos”, explica Morena, que garimpou os filmes em Super 8 utilizados no espetáculo em feiras e mercados de pulgas. “Assisti os filmes escutando música e esta ação ajudou a criar cenas. Música é o meu maior estímulo para enxergar as imagens de cena”, define a diretora, que, além dos filmes eróticos, também utiliza cenas de acidentes aéreos. “Acho que imagens de sexo e acidentes dialogam. Sempre gostei de trabalhar com os contrastes”, diz Morena, definindo, desta forma, a origem do nome do espetáculo.


Revisor em Série#


O diretor e coreógrafo Cristian Duarte passou um período de formação em dança na Cia. Novadança, de São Paulo e na P.A.R.T.S – Performing Arts, Research and Training, em Bruxelas, na Bélgica. Quando voltou à capital paulista, recebeu um convite do Centro Cultural São Paulo para remontar o espetáculo Pressa (1998). Era o ano de 2009 e muita coisa já havia mudado na cabeça do artista em termos de dança contemporânea. Foi quando decidiu chamar Leandro Berton (prêmio revelação/interprete 2008 peça APCA com espetáculos Peter Pan e Revisita) e “revisar” o espetáculo, com nova linguagem e mais atualizado, de acordo com que se estava pensando e realizando em dança em tempos atuais. Pressa foi o primeiro trabalho de Cristian como diretor e tinha as informações daquele período.

Em O Revisor em Série#, Cristian colheu algumas informações que poderiam ser consideradas atuais e renovou o repertório com novas ideias e percepções de entendimento de criação de cena, tornado o espetáculo mais contemporâneo e até com momentos de interação com o público. Um verdadeiro recorte das tendências da dança na última década e uma representação do crescimento interpretativo de um artista, retratado no espetáculo nos movimentos do bailarino Leandro Berton.

“Cristian Duarte foi em outra direção, convidou Leandro Berton, não para tomar seu lugar no solo Pressa, mas para, juntos, descobrirem se existia mesmo algum lugar a ser retomado. Quando nos mostra o que hoje corresponde ao que naquela ocasião (1998) lhe atraia, Cristian Duarte nos propõe pensar sobre o que significa se aproximar de um original” (parte da crítica feita pela jornalista Helena Katz).

Bem Casado - dias 18, 19 e 20 de março de 2011
Sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às 18h
Duração: 1h15 minutos, 12 anos, R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia)

Sexo Amor & Outros
Ficha Técnica
Direção Geral, Concepção e Dança: Morena Nascimento Projeção de imagens em 8mm e Concepção de Luz: a definir Objetos de Cena, Figurino e Roteiro Musical: Morena Nascimento Produção: Pedro de Freitas / Périplo Produções

O Revisor em Série#
Ficha Técnica
Criação e direção: Cristian Duarte Criação e performance: Leandro Berton Iluminação: Cristian Duarte Figurino: Cristian Duarte e Leandro Berton Fotografia: Inês Correa produção: Cristian Duarte Agradecimento: Leo Nabuco e La-Bàs Criado originalmente com o apoio de: REDE Stagium, Estúdio e Cia. Nova Dança Parcerias para a remontagem 2009: Centro Cultural São Paulo, DESABA, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e Colaboratório do Festival Panorama.
www.desaba.org

TD – Teatro de Dança
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, (Metrô República)
Telefone da bilheteria: 2189 2555 Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares
Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
www.teatrodedanca.org.br

O Teatro de Dança tem apoio da Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com
Twitter: canalaberto
/ Skype: canal.aberto

Nenhum comentário: