Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Gandhi era bissexual?

 Ghandi, 1939,Nova Delhi
Livro citando Mahatma Gandhi como bissexual e racista revolta indianos




Uma biografia sobre Mahatma Gandhi lançada nos Estados unidos, sofre acusações de caracterizar o pai da independência daquele país como um bissexual racista. Isso causou consternação em seu país, e um estado indiano decidiu nesta quarta-feira,28, proibir a sua venda.


O chefe de governo de Gujarat, oeste do país , Narendra Modi, onde Gandhi nasceu em 1869, ordenou a proibição do livro de Joseph Lelyveld "Grande alma: Mahatma Gandhi e sua luta com a Índia".

"A representação de Mahatma Gandhi feita por Joseph Lelyveld merece desprezo", considerou Narendra Modi em seu blog. "Ela não deveria ser tolerada sob pretexto algum. O governo de Gujarat já decidiu proibir totalmente o livro", acrescentou. A mais recente biografia também foi publicada nesta terça-feira nos Estados Unidos.

O autor, é o ex-chefe de redação do New York Times, denunciou a interpretação feita por esses jornais que, segundo ele, deformaram as ideias de seu livro e, principalmente, sua análise sobre as relações entre Gandhi e um arquiteto judeu alemão, Hermann Kallenbach.

Nenhum comentário: