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quarta-feira, 2 de março de 2011

Alerta> acidentes de trânsito no carnaval



Campanha alerta para risco de acidentes de trânsito no carnaval

Campanha para evitar acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica no Carnaval foi lançada pelo governo federal na terça-feira (1º). O foco são os jovens das cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife. O objetivo é modificar o comportamento desse grupo. Pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) demonstra que 78% dos jovens dirigem após consumir álcool.

A ação é do Denatran, ligado ao Ministério das Cidades. Segundo explicou a assessoria do ministério, o foco nessas cidades é porque costumam receber grande quantidade de jovens acima de 18 anos. Pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50% das vítimas fatais no trânsito têm entre 18 e 34 anos.

A campanha terá mensagens em rádios, painéis de aeroportos, outdoors, e adesivos em táxis e ônibus, durante a primeira quinzena de março. As mensagens usam uma linguagem jovial para alertá-los sobre os perigos da mistura entre bebida e trânsito. “No carnaval, pega bem pegar táxi ou ônibus depois de beber”, é uma das frases de alerta que estarão nos ônibus, por exemplo.

Queda no número de acidentes - Nas estradas federais, os índices de acidentes e mortos registram tendência de redução nos últimos anos, embora tenha aumentando a frota de veículos em circulação no País. É o que demonstram os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que comparam os registros entre 1997 e 2009. Pelos números mais recentes da PRF, o índice de acidentes caiu de 44,8 acidentes por grupo de 10 mil veículos em 1997, para 27,1 acidentes por grupo de 10 mil carros em 2009. O índice de mortos caiu praticamente pela metade, passando de 2,7 em 1997 para 1,3 em 2009 (a cada grupo de 10 mil veículos). Em relação à gravidade dos acidentes nas rodovias federais a situação também melhorou, registrando uma vítima fatal a cada 21,6 acidentes em 2009, contra uma a cada 16,5 acidentes em 1997.
FONTES: SECOM/Formas&Meios

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