Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Morre Moacyr Scliar



Escritor Moacyr Scliar vencedor do Prêmio Jabuti por três vezes, morre aos 73 anos em Porto Alegre



O escritor Moacyr Scliar, 73 anos, morreu na madrugada deste domingo, 27, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O escritor gaúcho, sofreu um Acidente Vascular Cerebral( AVC) em 16 de janeiro uando se recuperava de uma cirugia do intestino, veio a morrer de falência múltipla de órgãos. O autor deve ser velado ainda neste domingo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir das 14h. O sepultamento será na segunda-feira, 28, em cerimônia reservada a familiares e amigos.


TRAJETÓRIA

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre, em 23 de março de 1937, formou-se em medicina, com especialização na saúde pública e também foi professor universitário. Como escritor, publicou mais de setenta livros e no ano de 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

"Histórias de médico em formação", foi seu primeiro livro publicado em 1962,eram contos baseados em sua experiência como estudante. No ano de 1968, veio "O carnaval dos animais", também de contos, que ele mesmo considerou de fato sua primeira obra.

Publicou mais de 70 livros, com merecido destaque para os romances “O Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “O centauro no jardim” e teve textos adaptados para cinema, televisão, rádio e teatro, inclusive no exterior.

Ganhador do Prêmio Jabuti: 1988, 1993 e 2009, o Associação Paulista de Críticos de Arte em 1989 e o Casa de las Americas em 1989.

Nenhum comentário: