Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Carnaval: potencializando compositores


São muitas as reclamações de compositores e intérpretes quanto ao montante arrecadada na execução de suas composições. Tomemos como base os valores arrecadados em 2010, assim fica mais fácil saber quem está bombando nos salões e, em grana também. 2010 13,7 milhões foram rateados para 7 mil compositores.


O carnaval 2011 bate à porta para deleite de muitos e desgostos de outros tantos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a festa mais popular do Brasil, o carnaval, rende dividendos não somente aos envolvidos na produção ou realização. É um momento onde surgem novos compositores ou antigos se mantém na consagração. Compositores bons ou ruins surgirão - tudo vai de acordo com a cultura dos foliões.

Entretanto, o momento merece atenção pois compositores ganham um bom dinheiro para se manter o ano todo ou até aprumar sua vida de uma vez por toda. Cabe, então, o Escritório Central de Arrecadção e Distribuição (ECAD), entrar em cena para fiscalizar os bailes e as vezes que as músicas são executadas.

Segundo o ECAD, no carnaval de 2010, um total de 13,7 milhões foram repatidos entre 7 mil compositores, um aumento de 13% ao ano de 2009. Ainda segundo ECAD, a música mais executada em 2010 foi a marchinha "Mamãe eu Quero" de Vicente Paiva e Jararaca". Já o compositor João Roberto ficou com o primeiro lugar com duas músicas "Cabeleira do Zezé" e " Mulata Ye, Ye, Ye", rendendo-lhe o primeiro lugar como autor de maior rendimento.

Shows

Relativos às canções tocadas em shows "Rebolation" do grupo baiano Parangolé, autoria de Nenel, ficou em oitavo lugar em arrecadação em espetáculo carnavalesco e a posição número 1 em execução e shows ficou para Durval Lellis, do Asa de Águia.


Como a arrecadação é sempre um motivo de queixumes por parte dos compositores, segue o Top ten do carnaval 2010, assim se tem uma base dos caras que bombarão na festa pagã de 2011.

1 - Rebolation ( Nenel e Léo Santana)
2 - Na base do beijo ( Alain Tavares e Rita Mendes)
3 - Praieiro (Manno Góes )
4 - Quebra Aê (Durval Lellis)
5 - Beijar na boca ( Blanch, Rogério Tom)
6 - Cadê Dalila ( Carlinhos Browm/Alain Tavares)
7 - Chora me liga ( E. Coelho)
8 - Exttravasa ( Sérgio Rocha/Gean Carvalho/A. Tapajós e Zeca Brasileiro)
9 - País Tropical (Jorge Ben Jor)
10 - 100% você (Alexandre Peixe / Beto Garrido).



Vale ressalar que, a forma de arrecadação feita durante todo o ano, não sofre alteração no período momesco. O método no carnaval é feito por base em planilha de gravação,/roteiro de múscias.

Já o método de arrecadção indireta, é realizado por amostragem de gravação das múscicas tocadas em rádios e direitos gerais como sonorização ambiental, programas de TV's e ao vivo etc.

(Foto: mestreadamastor.com.br

Nenhum comentário: