Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mostra "Brasília Iluminada"



Mostra "Brasília Iluminada" em Cartaz na Câmara dos Deputados. Fotos de luz fina, texturas e cores vibrantes, são o resultado da viagem que o fotógrafo de Nova Friburgo (RJ) Bento Viana fez pelas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, para montar a exposição "Brasília Iluminada" que será inaugurada na próxima terça-feira (23), na Fotogaleria.


Nesta edição que a Câmara dos Deputados traz ao público, foram selecionadas 14 fotografias, sendo cinco inéditas, com objetivo de proporcionar ao público uma jornada ao fantástico mundo da arquitetura e da paisagem da cidade. "São imagens que mostram aos visitantes o múltiplo universo do arquiteto, visto nas vibrações das superfícies do concreto e na robustez da massa edificada no cerrado", explica Viana. A exposição original foi exibida pela primeira vez em 2008 em comemoração aos 100 anos do arquiteto. Ela conta a história desta epopéia em imagens onde arquitetura e natureza se fundem no espaço construído, nas texturas e reflexos que Brasília propõe.

Para o curador da mostra, o poeta TT Catalão,Bento Viana oferece um convite para olhar de novo. "Olhar de novo, sem pressa, com outra luz, com outro encanto. Até uma cidade que parece ter virado a mesma em tantos cartões postais pode revelar surpresas quando o olhar é outro. É assim que a gente volta a se enamorar quando um toque novo acontece", analisa o poeta. Unindo o significado e a simbologia resultante do novo espaço moderno com as correntes artísticas que definem grande parte do pensamento do Século XX no Brasil, da antropologia aos movimentos concretistas, passando pelo funcionalismo e pelas correntes funcionalistas e neo-barrocas, "Brasília Iluminada", segundo o fotógrafo é uma vigem alucianante sobre a obra deste criador".

O fotógrafo

Geógrafo, fotógrafo e produtor premiado no cinema e em vídeo, Bento Viana tem mais de vinte anos de experiência no mercado. Já realizou trabalhos para o WWFBrasil, Banco Mundial, GTA, INPA, GNT, Ministério do Meio Ambiente, IEB, Ministério do Turismo e Embratur. Viajou por todo o Brasil, Antártica, América do Norte, América do Sul, Europa e África. É um dos criadores da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, que foi vista por mais de 120 mil pessoas nas cidades de Brasília e São Paulo, em 2005. Seu banco de imagens tem mais de 50 mil fotos que fazem parte de seu legado como observador de um mundo em mutação. Atualmente é sócio da Oikos Imagem, agência de fotografia, cinema e vídeo, que trabalha na área sócio-etno-ambiental. (Foto 1 - Ponte JK e foto 2 - escultura de Darlan Rosa /Memorial JK)



Serviço

Exposição fotográfica " Brasília iluminada"
do fotógrafo Bento Viana

Local: Fotogaleria - Corredor da Presidência da
Câmara dos Deputados, Edifício Principal.
Data: 23 de novembro a 21 de dezembro de .

Visitaçao: Segunda a domingo, das 9h às 17h.
Entrada Franca.

Livre para todas as idades.
Apoio: Oiko Imagens.
Realização: Câmara dos Deputados.
Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br



Celular (61) 8484-8474
Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: