Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Noite na Música: Dona Jandira e outros artistas

Dona Jandira, Núbia Lafayete e versão de Paulo Gracindo, são destaques da coluna "Noite na Música, escrita pelo fotojornalista Maurício Cardim. Saiba quem se inspirou na noite para chegar ao sucesso.



"Onde Anda Você"


Quem não conhece essa música? prá mim uma das mais bonitas do cancioneiro brasileiro. Composição de Vinicius de Moraes-Hermano Silva.


Tantas e tantas regravações pelos maiores nomes da MPB, dentre eles: Maria Creuza (uma das preferidas do Vinicius e que muito ajudou a cantora), Cauby Peixoto, Tânia Alves, Fagner, Claudia Telles, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto em dueto com Ângela Maria, Dona Jandira. Essa última, uma grande cantora que despertou para a música gravando seu primeiro CD em 2008 com 69 anos de idade e está com planos de novos disco para o próximo ano.Tive o prazer de conhecer e fotografar Dona Jandira em Itatiaia-MG. em julho de 2008. Daí prá cá tenho fotografado muito Dona Jandira em diversas apresentações suas em Belo Horizonte."E por falar em beleza/onde anda a canção/que se ouvia na noite/dos bares de então".


"Ontem à Noite"
Dora Lopes-D.Mendonça-Analigia

Gravação de Edith Veiga num compacto duplo lançado pela Sinter em 1973.
Edith Veiga gravou vários ritímos no decorrer de uma carreira de mais de 40 anos, porém o romantismo esteve sempre presente em seu repertório. Ela fêz gravações em homenagem a Dalva de Oliveira e Amalia Rodrigues. Continua na ativa. Fotografei a Edith Veiga em São Paulo em importantes casas de shows e teatros e fiz fotos também para o encarte de um dos seus CDs.
"Ontem à noite amor/não conseguir dormir/sabe porque meu bem/só pensando em você".


"Quando Caí a Chuva"
Luiz de Castro-Tião Carreiro.


Compacto duplo lançado pela Chantecler em 1968 nas vozes da dupla sertaneja Tião Carreiro e Pardinho uma das maiores duplas sertanejo-raiz e com sucessos em todo o Brasil até hoje. O saudoso Tião Carreiro continua sendo relembrado e seus discos sempre relançados e suas músicas regravadas. "A noite era chuvosa e eu me lembro cruéis recordações... era uma noite de dezembro.." (declamação de Tião Carreiro).

"Dezenhos na Parede"
Beto Rushel-Cézar Mior


CD do Selo Gol Records intitulado Tributo ao Rei-Vol. 1, oito músicas interpretadas por Rosana, Elymar Santos, Wanderley Cardoso, Os Vips, Rosa Maria Colin, Martinha (foto), Renato e Seus Blue Caps e Cauby Peixoto interpretando "Dezenhos na Parede".
Curioso é que não tem nenhuma música de autoria de Roberto Carlos (nem mesmo em parceria com Erasmo).
"Acordava no meio da noite e cada sombra dezenhava alguém".


"Sonhando Contigo"
(Soñando Contigo)
Vedasto Acosta-Paulo Gracindo


Gravação de Núbia Lafayette num LP recheado de sucessos. Gravadora CBS e lançado em 1974.Núbia Lafayette, grande cantora romântica dos anos 1960 e que nos deixou em 18 de junho de 2007. Sempre gostei da Núbia porém tive influência em gostar mais ainda da cantora através do meu amigo cantor, ator, radialista e jornalista Dino Nery. Vi e fotografei a Núbia no Teatro Abril durante uma apresentação sua no Projeto Musical Revivalda, outra grande realização pessoal e profissional. "Pensar que no silêncio da noite eu te dei meus beijos".



"Mulher, Patrão e Cachaça"
Adoniran Barbosa-Oswaldo Molles

Gravação de Os Demônios da Garoa numa participação especial no LP "O Fino das Paradas"-Vol 3, lançado pela Chantecler em 1968, disco esse com 14 faixas, todas sucessos do momento interpretados por diversos artistas da gravadora. Essa música participou de um Festival de MPB, foi desclassificada mas foi vitoriosa ao mesmo tempo, sendo lançada num LP ao lado de grandes artistas."...Dia e noite/noite e dia/no barracão quando agente bagunçava/essa cuica malvada/chorava como ela chora"."Pensar que no silêncio da noite eu te dei meus beijos..."


"Noite de Paz"
"A Noite do Meu Bem"


Silvio César num LP da CID (1992), intitulado Aos Mestres com Carinho. Disco cheio de participações importantes tais como Tom Jobim, Danilo Caymmi, Chico Buarque e Raphael Rabello. Silvio César reuniu o melhor de Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Gonzaguinha, Maysa, Evaldo Gouveia, Jair Amorim e outros com interpretações espetaculares bem no seu estilo próprio "Dá-me, Senhor/uma noite sem pensar/dá-me, Senhor uma noite bem comum/para que eu possa descansar"
"Quero a primeira estrela que vier/para enfeitar a noite do meu bem".


"Coração de Cristal"
(Corazón de Cristal)
LarrySmith-Francis Smith. Versão Rossini Pinto


Jerry Adriani num LP da CBS. Os Grandes Sucesos da Jovem Guarda-Vol 2-1975.
Músicas do movimento musical dos anos 1960 sempre foram lançados e relançados com sucesso. Tai um outro exemplo. 12 faixas de sucessos extraidos de LPs e compactos. Nessa coletânea estão Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps, Leno, Wanderléa, Kátia Cilene, José Roberto e Robert Livi."Olhando o céu eu recordei/a noite azul quando de ti me apaixonei/nós dois juntinhos..." . (Todas as fotos por Maurício Cardim).

LEIA Artigos Completos em Formas&Meios
http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/noite+na+m%C3%BAsica

MAIS sobre o fotojornalista http://www.musirama.brasilflog.com.br/

Nenhum comentário: