Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

Elcar----------------------------------



Potência nos motores, automóveis eficientes e sólidos não deram sustentabilidade a fraqueza econômica da fábrica.

Elcar era uma marca automobilística norte-americana com sede em Elkar, Indiana, que se caracterizou por fazer modelos dotados de motores de outras fábricas nos anos 1915 e 1931. A Elcar Motor Co, sucedeu a Elkart Carriage & Motor Car Co. , que produziu os automóveis Sterling, 1909 - 1915. Seus carros eram convencionais, eficientes e sólidos. Nada especial se destacava entre os automóveis americanos médios. Porém, na década de XX , alguns modelos alcançaram certa fama devido à potência adotada nos motores, e encomendas sob medida para autoridades locais.

Os primeiros modelos Elcar eram equipados com motores Lycoming de quatro cilindros, de aproximadamente 3 litros, válvulas laterais e potência de 20 cv. Duas versões se destacavam entre os tipos fundamentais: uma de dois lugares e outra de cinco lugares. Em 1918, a empresa passa a utilizar os motores Continental de seis cilindros. Mas, a potência financeira da Elcar não acompanhava a potência dos motores que utilizava em seus carros. Somente em 1919 atingiria cifras apreciáveis, produzindo quase 4 mil unidades.

Em 1925, retoma o uso dos motores Lycoming, V-8 de 4800 cc, e potência de 140 cv. Esses grandes motores colocaram a empresa entre os grandes carros norte-americanos mais potentes da época, os muscle car. Sua última produção está datada de 1931, quando tentou lançar modelos com motores Continental V-8 e chassis Mercer. Depois disso, a crise econômica que assolou os Estados Unidos da América na década de XXX, fechou a tampa do caixão da Elcar. Segundo o museu de Indiana, alguns modelos encontram-se nas mãos de colecionadores.

Nenhum comentário: