Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Julião Sarmento

Um dos mais complexos artistas contemporâneo de Portugal expõe novamente no Brasil.

SÃO PAULO - {BRASIL} - Mostra 'Elegância em Tensão' do português Julião Sarmento traz uma certa obsessão pelo feminino. A retrospectiva se fosse feita nos anos 1960 não passaria sem os protestos de feministas. A temática principal da exposição é o universo feminino e tem como referência as estrelas hollywoodianas Audrey Hepburn, Grace Kelly e Greta Garbo, representadas sem as respectivas cabeças nas esculturas e pinturas de Sarmento.


O vídeo 'Parasite' traz uma desconhecida em um frenético striptease, e nos filmes em super-8, onde a mulher pode ser vista em distintos ângulos, porém, jamais por completo. A exposição apresenta 50 obras de Julião Sarmento nas mais diversas medias como fotografia feitas entre 91 e 2008; instalação e pintura.
A mostra tem um refinado sarcasmo como o misterioso ar de 'Parasite', que está por quase toda mostra, sem importar qual media; seja nas esculturas, celebridades ou nas pinturas. Sarmento esteve recentemente no Brasil, 2007, e algumas das obras de "Elegância em Tensão" já são conhecidas do público.


Serviço
"Elegância em Tensão"
Estação Pinacoteca - Largo Gal. Osório, 66
[11] 3335-4990 - terça à domingo
Das 10 às 18h
Valor: R$ 6,00 - Sábado - grátis
Até 21/02

Nenhum comentário: