Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Caminhos de Macunaíma"

O Ator e Cantor Carlinhos Freire interpreta Jiguê, na montagem itinerante de Macunaíma, o herói sem caráter.

Com saída da Pinacoteca do Estado, na Praça da Luz, sábado,27, a partir das 13h00, Macunaíma, escrita na década de XX, será encenada pelas ruas da cidade de São Paulo. No começo das atividades, o narrador comenta sobre o Parque da Luz, para depois contextualizar a obra de Mário de Andrade. Através das ruas de São Paulo, os participantes são convidados para uma viagem imaginária pelas terras de Roraima.

Ao longo do percurso o narrador vai explanando sobre os pontos históricos do Centro Velho e do Centro Novo da capital paulistana como Viaduto Santa Ifigênia, Largo do Café e Largo de São Bento. Durante o trajeto, o narrador segue explanando sobre os três pilares e raças formadores da cultura brasileira: índio, Europeu e africano, dai uma raça trigueira.

Carlinhos Freire, digo o exímio caçador Jiguê, aponta sua flecha e, de trás da mata aparece a personagem Sofará com uma galinha morta por sua flecha. O herói sem nenhum caráter, Macunaíma, solicita a Jiguê que lhe faça um arco. Ao começar trabalhar na flecha, Macunaíma muda de idéia e pede que Jiguê abandone trabalhar e o leve para passear no mato. Irritado, Jiguê responde que não pode deixar de fazer o arco para levá-lo ao mato. Este é um dos momentos marcantes de "Caminhos de Macunaíma", que tem no elenco Sérgio Nunes, Júlio Sbarrais e Rosa Freitas. A adaptação e coordenação-geral são assinadas por Cadu de Castro.

Serviço/roteiro
"Caminhos de Macunaíma"

Sábado, 27/02 a partir das 13h00
Parque da Luz; Viaduto Santa Ifigênia, Rua e Largo de São Bento e Largo do Café
Mais sobre Carlinhos Freire:
www.formasemeios.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário: