Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zilda Arns morre aos 75 anos em terremoto no Haiti


Médica sanitarista Zilda Arns, foi a fundadora da Pastoral da Criança, morreu no terremoto do Haiti, na noite do dia 12/01/2010 . A notícia foi confirmada pelo gabinete do sobrinho de Zilda Arns, o senador Flávio José Arns, na manhã de quarta-feira,13. O corpo da médica chegará ao Brasil, Curitiba, PR, sexta-feira,15. Em vez de coroas de flores, é solicitado que seja enviado alimentos para Pastoral da Criança.
Além de Zilda, outros 17 brasileiros também morreram vítimas do terremoto, quase todos militares, e também Luiz Carlos da Costa, chefe-adjunto civil da missão de paz. Cinco militares brasileiros estão internados em Santo Domingo, na República Dominicana, existem outros com ferimentos leves. O Brasil tem um total, entre civis e militares, 1.266 pessoas em Missão de Paz no Haiti.


Perfil

Zilda Arns Neumann nasceu em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Santa Catarina, , era médica

sanitarista e pediatra, foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, da Pastoral da Pessoa Idosa, um organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil {CNBB}.Ela era também representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social {CDES}.

Atualmente morava em Curitiba, Paraná, e deixou cinco filhos e dez netos. Ela escolheu a medicina como missão a trilhar e enveredou pelos caminhos da saúde pública, fez do seu dia a dia uma prática como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, Curitiba. Deppois , como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado Paraná. Fez especialização na Universidade de São Paulo {USP} e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde {OPAS/OMS}.

Em 1983, a pedido da CNBB, a Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina.

Em 2004, recebeu da CNBB outra missão semelhante, fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários. A Pastoral da Criança ajuda Hum milhão e trezentas mil crianças em todo o Brasil.

Prêmios

Seu trabalho na área social rendeu-lhe vários prêmios : Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation {EUA}pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas {2002} Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança {Unicef/1988} Prêmio Humanitário {Lions Club Internacional/1997)}, entre outros prêmios.

Nenhum comentário: