Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Edmilson Santos: um cantor; um artista

Sua interpretação era inconfundível aos ritmos nordestinos. Seu cantar era um misto de tristeza e 'agressividade'. Enquanto viveu, travou uma árdua luta por uma música brasileira qualitativa.

Edmilson José dos Santos “Mel” para os íntimos, nasceu em Palmeiras, na Chapada Diamantina, BA, em 6 de junho de 1942. É um cantor, compositor, artesão, ator e pintor primitivista brasileiro. Como cantor, sempre surpreendeu não só aos seus familiares, mas também a todos que o ouvisse. Ele transmitia, e transmite, alegria e paixão através de seu cantar aos que apreciam uma boa música regional brasileira.
Estudioso do folclore nacional, forjava seu som com coisas simples como casca de coco, cabaça, chifre de boi entre outros. No palco, era um grande cantador e contador de histórias também. Utilizava-se da sua técnica de ator e manipulador de bonecos para interpretar melhor suas canções. Sua carreira musical começou ao lado de Vanderly e juntos formaram o duo “Zé & Maria”, chegando a lançar um LP. Com o fim do duo, ele segue carreira solo gravando vários discos como "Coisa da Terra", {LP 400.052 - Brasidisc}, com composições de sua autoria por exemplo Minha Nega é a Capoeira, "Maria Filó" de Luiz Vieira e João do Valle. Artigo Completo www.formasemeios.blogs.sapo.pt / EDITORIAS:

Nenhum comentário: