Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Camerata Ivoti, na Europa


Músicos da camerata embarcam para turnê europeia

Ivoti, RS - Serão 25 apresentações em 14 cidades da Alemanha e Holanda, a partir da próxima 6ª-feira, 14 de janeiro. A orquestra é formada por jovens estudantes de música, com idades entre 10 a 18 anos, e será a terceira turnê europeia desde sua criação.


Os espetáculos têm o objetivo de divulgar a produção musical brasileira e também mostrar os métodos de educação musical para jovens e crianças desenvolvidos pela Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), em parceria com o Instituto de Educação Ivoti (IEI). Num total de 25 apresentações, a orquestra mostrará aos europeus um repertório composto basicamente por música brasileira.


Camerata Ivoti, música brasileira e latinoamericana para alemães e holandeses

Entre as músicas que serão apresentadas, estão canções de compositores nacionais como Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos e ainda nomes da música latina como Carlos Gardel e Astor Piazzolla. O repertório da Camerata terá também uma pitada gaúcha com a interpretação de Canto Alegretense, autoria de Antônio Fagundes e Bagre Fagundes, com arranjo de Arthur Barbosa. Os concertos da Camerata serão gratuitos, sendo feita apenas uma coleta voluntária após cada apresentação. O dinheiro arrecadado será destinado para auxiliar no custeio das despesas do grupo.

No roteiro da turnê, o grupo passará por grandes cidades da Alemanha como Frankfurt, Köln, Göttingen e Stuttgart e por municípios pequenos como Lohmar e Bad Kreuznach. Na Holanda serão realizadas apresentações em duas cidades: Dedemsvaart e Slagharen. Além dos concertos, os músicos conhecerão no decorrer do intercâmbio escolas de música alemãs e pontos turísticos de ambos os países. O retorno da Camerata Ivoti será no dia 13 de fevereiro.

Ansiosa pela oportunidade de ir ao exterior, a estudante Rafaela Kich, de 15 anos, espera ter um bom desempenho nas apresentações. “Ensaiamos muito no ano passado e acredito que essa dedicação possa agradar aos espectadores”, avalia. Durante o itinerário, os músicos ficarão hospedados em casas de família, possibilitando um contato mais amplo com a cultura e os costumes dos europeus.

De acordo com o coordenador da Ascarte, Irving Feldens, responsável pela Camerata Ivoti, antes da viagem os estudantes se aprofundaram bastante na questão do estilo de vida dos alemães. Para ele, é fundamental que todos os integrantes da orquestra possam se adaptar e respeitar os costumes do país. “É muito importante que o grupo cause uma boa impressão. Para isso, a boa educação e a adequação à rotina dos europeus serão seguidas à risca por todos. Para participar da Camerata não basta apenas saber tocar. Privilegiamos principalmente a índole de nossos alunos”, ressalta Feldens.

Formada em 1994, a Camerata Ivoti é uma das orquestras mantidas pela Ascarte. Ela e os outros projetos musicais desenvolvidos na parceria entre Ascarte e IEI são mantidos pela Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, que permite a pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do imposto de renda devido a projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cultura.

Saiba mais: A Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte) foi fundada em 2003 e assumiu a coordenação de todas as atividades artísticas e culturais até então mantidas pelo Instituto de Educação Ivoti em suas diversas designações desde 1909, ampliando-as em sua abrangência. Tem por objetivo precípuo o incentivo, o desenvolvimento e o aprimoramento dos valores sócio-culturais no campo das artes, em todas as suas formas de expressão, através da música, da dança, das artes plásticas e cênicas.

Especificamente na área de música, a Ascarte tem buscado desenvolver um eficiente trabalho na formação e aperfeiçoamento músico-coral e instrumental de crianças e jovens, visando ao desenvolvimento de sua sensibilidade, criatividade e engajamento em atividades culturais. Entre as atividades desenvolvidas pela ASCARTE deve-se destacar, além da manutenção de cursos de música coral e instrumental para jovens de Ivoti e de cidades vizinhas, a promoção de concertos e apresentações de seus alunos na cidade de Ivoti, em outras cidades do Rio Grande do Sul, em outros estados do Brasil e no exterior.

Fonte: Comunicação da Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti
Imago Comunicação
51 3563.3081 • 9721.3346 • 9114.6711
e-mail •
imago.com@terra.com.br
skype - MSN •
imago.com@terra.com.br

Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti
Fone • 51 3563.8600
www.ascarte.art.br

Nenhum comentário: