Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Brasília: meio século

O Distrito Federal completa 50 anos envolvida por escândalos de todos os lados: Legislativo, Executivo e Judiciário; mensalão e mensalinho.


Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília completa 50 anos. A capital da República Federativa do Brasil, já é a quarta cidade maior do país, conforme última contagem realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística {IBGE}, EM 2009, sua população foi estimada em 2.606.885 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil {40.696,00 reais} entre as capitais, superada apenas por Vitória, ES, com {60.592,00 reais}. Junto com Anápolis, GO, {139 km} do DF, e a {209 km}, de Goiânia, formam o eixo {Goiânia, Anápolis e Brasília}, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.
A capital Federal foi em 21 de abril de 1960, pelo então presidente, Juscelino Kubitschek de Oliveira. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital, a mudança das sedes dos poderes Executivo e Legislativo, federais, se deu de forma lenta. O plano Piloto, ou seja o plano urbanístico da capital foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitou o relevo da região, adequando-o ao projeto do Lago Paranoá, concebido em 1893, pela Missão Cruls. O lago armazena aproximadamente 600 milhões de metros cúbicos de água, além de abrigar as principais residências do DF. A capital federal teve como um dos arquitetos, o internacionalmente conhecido, Oscar Niemeyer.
No ano de 1761, Marquês de Pombal, o então primeiro-ministro de Portugal propunha mudar a capital do império português para o interior do Brasil Colônia. O jornalista Hipólito da Costa, fundador do jornal Correio Braziliense, o primeiro do País, editado em Londres, em 1813, redigiu artigos em defesa da interiorização da capital do país, para uma área "próxima às vertentes dos caudalosos rios que se dirigem para o norte, sul e nordeste". Mas foi o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, o primeiro a se referir à futura capital do Brasil, como Brasília, em 1823. Na primeira constituição republicana, 1891,um dispositivo previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, local este , determinando como "pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados.
Fato interessante dessa época foi o sonho premonitório do padre italiano São João Bosco, no qual afirmou ter visto uma terra de riquezas e prosperidade situada próxima a um lago e entre os paralelos 15 e 20 do Hemisfério Sul. Acredita-se que o sonho do padre seria com a futura capital, Brasília. Dom Bosco foi canonizado se tornou padroeiro do Distrito Federal. Em 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada pelo astrônomo Luís Cruls, que era integrada por médicos, geólogos e botânicos, que fizeram um levantamento sobre topografia, clima, geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região do Planalto Central, também conhecido como Quadrilátero Cruls. Foi apresentada em 1894 ao Governo Republicano, com o nome de Vera Cruz, assim foi designado Brasília.



Eixo Monumental


A segurança nacional foi um dos fatores que mais influenciou a mudança da capital federal, pois creditava-se que a capital no litoral, ficava vulnerável a ataques estrangeiros. Estes eram os argumentos dos militares na época, que teve logística e apoio de Hipólito José da Costa. Outros defendiam uma interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional, já que devido a fatores econômicos e históricos a população brasileira concentrou-se muito mais na faixa litorânea, ficando o interior do país pouco povoado. A cidade que fora planejada para ter algo próximo de 600 mil habitantes no ano 2000, a população do Distrito Federal saltou para 2,6 milhões de habitantes em 2009. Brasília, considerando-se todo o Distrito Federal, atualmente é a quarta capital mais populosa do Brasil. Pontos como Esplanada dos Ministérios, Igreja de Dom Bosco, a Catedral, e o Lago Paranoá, são motivos de visitação à cidade, e são vistos nessa panorâmica do Plano Piloto, feita pelo fotógrafo Maurício Cardim.

Nenhum comentário: