Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

General Barbosa Lima: oposição sistemática




Por discordar do governo de Prudente de Morais ele foi desterrado para a Ilha de Fernando de Noronha, que nos dias atuais faz parte do imaginário turístico de muitos devido rara beleza natural.

O general Alexandre José Barbosa Lima nasceu em 23 de março de 1862, em Recife, PE. Na política obteve destaque por ser um oposicionista sistemático. No ano de 1879 ingressou na Escola Politécnica, RJ, e mais tarde transferia-se para a Escola Militar de Praia Vermelha. Formou-se em engenharia militar, Ciências Físicas e Matemática, em 1887. Foi discípulo de Benjamin Constant, filiado à corrente positivista, tornou-se um dos maiores entusiasta e propagandista da República. Em 1891 foi eleito deputado pelo Ceará à Constituinte.
Mais tarde foi escolhido pelo marechal Floriano Peixoto para governador de Pernambuco. Dominou com rara energia e firmeza motins e surtos revolucionários militares. Realizou obras de grande valor para o progresso do estado. Representou Pernambuco na Comarca Federal de 1896 a 1899, e o Rio de Janeiro de 1906 a 1911. Ainda representou Amazonas e o Rio Grande do Sul, no senado. Foi combatente do governo Prudente de Morais, foi acusado de conspiração e desterrado para Ilha de Fernando de Noronha. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico e presidente do Instituto Arqueológico de Pernambuco, como suas últimas funções.

Um comentário:

Mesa de Baco disse...

Excelente texto! Há muito procurava informações sobre este ilustre brasileiro e nada encontrava. Somente havia referências sobre a rua, do qual é Patrono, em Copacabana, que lhe rendeu homenagem. Cumprimentos.