Uma data especial merece uma celebração ainda mais marcante. Em outubro, será celebrado mundialmente o aniversário de 205 anos do nascimento de Allan Kardec, e as festividades vão igualmente movimentar todo o Mato Grosso do Sul.
Em Três Lagoas, a data se reveste de um significado todo especial, porque desde 1997, graças à lei nº. 1407 o legislativo municipal instituiu outubro como o mês dedicado a Kardec, o grande codificador da Doutrina Espírita.
As homenagens terão início já no dia 1º de outubro, à tarde, quando o jornalista Altamirando Carneiro, vindo de São Paulo, irá proferir palestra no salão nobre da Câmara Municipal sobre “A Vida e Missão do Codificador”, nascido em 03 de outubro de 1804.
O renomado jornalista e palestrante Altamirando Carneiro, chega a Três Lagoas quinta-feira pela manhã, e dará várias entrevistas. Realizará um ciclo de palestras nas seguintes cidades: Ilha Solteira, Três Lagoas e Paranaíba. Ele vem acompanhado do consagrado fotógrafo profissional Maurício Cardim que também é fotógrafo de artistas e estrelas da música e televisão brasileira.
Na quinta-feira, dia 1º de outubro à noite Altamirando estará na cidade de Ilha solteira no Centro Espírita Cairbar Shuttel; no dia 02 (sexta-feira), estará em Três Lagoas no Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, e encerrando sua visita em nossa região vai à cidade de Paranaíba no dia 03 de outubro, no Centro Espírita São Vicente de Paula. “Em 1989, Chico Xavier conversando comigo, disse que minha avó Maria Rosa tem um amor imenso por Paranaíba e pela família, o que me levou às lágrimas, pois, eu nunca tinha falado nela com o médium. Por isso, no dia em que se comemora o nascimento de Kardec, faço questão de marcar a data com uma palestra na Terra dos meus saudosos avós, Vicente Barbosa de Morais e Maria Rosa”, afirma Luizinho.
A visita de Altamirando é promovida pelo Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, sob a responsabilidade do jornalista Luiz Correa da Silveira Filho. Destacamos que Altamirando, mesmo tendo muitos compromissos em São Paulo onde mora, e viagens agendadas para várias cidades do Brasil, faz questão de visitar nossa região há alguns anos, trazendo sua palavra inspirada.
Um pouco da história de Altamirando:
Altamirando Dantas de Assis Carneiro nasceu na Fazenda Flores, município de Coração de Maria, Estado da Bahia, no dia 03 de julho de 1941.
Tendo vivido e se criado em Irará, Bahia, considera-se filho pelo coração deste local, onde exerceu suas primeiras atividades no campo literário: locutor do Serviço de Publicidade A Voz da Cidade; colaborador da seção A Tarde nos Municípios do jornal A Tarde, de Salvador; editor dos jornais murais do Ginásio e Colégio Normal São Judas Tadeu.
Na capital paulista, onde mora há mais de 40 anos, produziu escritos e poemas, com os quais organizou três livros, não editados. Diplomou-se em Comunicação Social (opção em jornalismo) na Universidade Paulista (Unip), onde, no primeiro semestre, produziu um jornalzinho com os seus colegas, rodado no mimeógrafo. Na universidade, organizou um livro intitulado Diário Escolar, não editado. Nos últimos semestres escolares, participou com duas crônicas, no jornal laboratório da escola.
Trabalhou em jornais de bairro e é editor há 25 anos do jornal O Semeador e há dois anos do Jornal Espírita, órgãos da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Tem quatro livros publicados, dois deles esgotados: Castro Alves e o Espiritismo (Edições FEESP) e Abolição, Esperança de Ontem, Promessa de Hoje (Panorama Comunicações). E dois em catálogo, pela Editora Camille Flammarion: No Limiar do Amanhã, Lições de Espiritismo com Herculano Pires e Seguindo os passos de Jesus – Crônicas da Palestina.
É fundador e presidente da Arte Poética Castro Alves.
Altamirando é solteiro e muito conhecido no meio espírita, dedicando todo seu tempo na divulgação da Doutrina Espírita – escreve para diversas revistas Espíritas de circulação nacional e internacional, participa ativamente na Federação Espírita de São Paulo e realiza palestras em todo o Brasil.{Fonte: Maurício Cardim}
Nenhum comentário:
Postar um comentário