Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Jornal mais antigo

O jornal mais antigo data de 1605 período da Acta Diurna



O jornal mais antigo da história de que se tem notícia no sentido de noticiário impresso e com circulação pública foi o "Relation" , surgido no ano de 1605, em Estrasburgo, até então cidade germânica. O jornal remonta aos periódicos manuscritos chineses datados do século 8 ou às Acta Diurna de 59 antes de Cristo, onde o imperador romano Júlio César tornaria públicos atos por meios de placas. Utilizando técnicas de impressão com tipos móveis, invenção de Johannes Gutenberg em meados do século XV, que estimulou a circulação de panfletos por quase toda Europa.

A veneza do século XVI as folhas [panfletos] avulsas poderiam ser encontradas e compradas e custava uma gazeta. O nome da moeda inspirou publicações em quase todo o mundo, incluindo Brasil.Entrando na netNo ano de 2007, o jornal mais antigo do mundo em circulação se tornou on-line. O jornal suéco, Post-och Inrikes Tidningar " , que pública notificações e registros desde 1.645 entraria na era digital.


Já no Brasil, no século XVII, o jornal se consolidaria como fontes de relatos do estrangeiro. Os jornais regionais vieram bem depois dos jornais com vocação internacional. O jornal mais antigo do Brasil é o Correio Braziliense, primeiramente lançado em Londres em 1/6/1808, pelo português Hipólito da Costa [foto]. Portanto, há 200 anos completados em 1 de junho de 2008.



Com a instalação da corte de d. João VI, foi editada em 10/08/1808, a 'Gazeta do Rio de Janeiro' , que perduraria até a data da independência. Mas, com iniciativa privada foi criado o 'Diário do Rio de Janeiro', em 1821. [FM]

Nenhum comentário: