Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Frans Hals - 1580 - 1666



Suas telas e até mobília viviam sendo penhorada para pagar o padeiro e o leiteiro. Sua pintura mais importante fora realizada enquanto fugia do leiteiro que lhe cobrava 140 florins.

Dos pincéis de Hals saíram os mais vigorosos e alegres retratos de sua época. Todo o período de sua carreira ele fez uma arte franca e fecunda que ornam as mais importantes coleções de quadros. A pequena Holanda, tinha a pouco tempo se libertado dos punhos de aço da Espanha, e a energia da liberdade se espalhava e expandiam em uma vida exuberante.

O Flamengo, nascido no Haarlem, devido sua leviandade e prodigalidade fora vítima de vários credores. Sua obra mais importante " O Alegre Tocador de Alaúde" foi pintado entre uma fuga e outra. Um leiteiro de quem era cliente, não lhe dava sossego, queria receber uma dívida de 140 Florins. Aos 50 anos ele continuava sem perspectivas financeiras; teve de penhorar toda seu acervo de quadros para pagar o padeiro. Quando completou 60 anos, recebeu uma citação judicial por não pagar os suportes que utilizava para pintar. Aos 70 anos, um credor usurário penhourou não somente suas telas, mas também a mobília de sua casa.

Sua vida continuava finaceiramente ladeira a baixo. Já era um ancião, então, as autoridades locais lhe concederam uma pensão de 4.000 Florins. Ao falecer em 1666, não tinha dinheiro para ser enterrado, o funeral foi custeado pelo município. " O Alegre Tocador de Alaúde" pertence à coleção do cubano Oscar B. Cintas.

Nenhum comentário: