Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

"Terrible Trenches”

Exposição inaugurada no Museu Imperial da Guerra, de Londres, leva o espectador a experimentar algumas das dificuldades pelas quais passavam os soldados nas trincheiras da 1* Guerra Mundial como sentir o odor de uma latrina alemã ou repelir os efeitos de um ataque com gás mostarda.

Terríveis trincheiras {Terrible Trenches}, tem como base a coleção de livros infantis "Horrible Histories" que dá uma visão mais educativa e até bem-humorada da vida de um soldado nas trincheiras do Front durante a guerra, cujo intuito seria “pôr fim a todas as guerras", ocorrida entre os anos 1914 e 1918. A mostra é quase didática, e é a melhor forma de saber sobre a vida nas trincheiras depois que Harry Patch, o último britânico a sobreviver a elas -falecido em morreu em julho 2009. São oferecidas situações e coisas reais como as experiências que os livros não podem dar. Os visitantes podem se vestir com uniformes alemães ou britânico, podem deitar-se em um beliche de abrigo antiaéreo e tocar o "gongo do gás" , que era usado para advertir sobre os ataques de gás mostarda.


A exposição aproveita parte do humor negro das trincheiras, onde piadas eram uma das poucas maneiras de aliviar a tensão dos soldados que, se deparavam com a morte vinda de todos os lados. Também eram vítimas pestes ratos, piolhos, além de barragens de artilharia, franco-atiradores e o temor de uma ofensiva iminente.A intenção da exposição é estimular a visita de mais famílias. A última parte da exposição são apresentadas imagens de vídeo que foram extraídas do arquivo do museu mostrando soldados subindo pela borda de uma trincheira. Enquanto os visitantes observam, o soar de um gongo de gás vem das trincheiras salientando ainda mais o macabro ambiente e realidade nas trincheira. A exposição segue até 31 de outubro de 2010.


Contato /contact


Imperial War Museum London
Lambeth Road - London SE1 6HZ

United Kingdom

Telephone: +44 (0)20 7416 5320
Fax: +44 (0)20 7416 5374
Email: mail@iwm.org.uk

Nenhum comentário: