Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

Museu Telefônica

Cartões postais, cartões telefônico negativos em vidro e equipamentos usados nas centrais telefônicas mais antigas que atuaram em São Paulo


O histórico é composto dos mais variados equipamentos de telefonia como documentos textuais, cartões postais, gráficos e iconográficos e telefônicos, e abrange um período de século de história o que o faz um dos maiores do país. O acervo Tridimensional composto por telefones, centrais telefônicas, ferramentas e mesas operadoras e outros equipamentos próprios para a telefonia: aparelhos de teste e medição e mais mobiliário de escritório entre outros. Atualmente cerca de 3.000 objetos catalogados e armazenados de modo eletrônico. O Acervo Iconográfico é formado por Esquemas de aparelhos e equipamentos, plantas, fotografias e desenhos arquitetônicos de prédios mobiliários específicos, cartões postais e outros.



Aproximadamente 100.000 fotografias em preto- e- branco, mais negativos, negativos de vidro, cromos, contatos produzidos por setores técnicos e de comunicação das antigas e mais recentes companhias de telefonia que atuaram e atuam em São Paulo. Já o Acervo Textual inclui coleção de Listas Telefônicas desde 1911 e Coleção de Periódicos Internos que datam de1928 como por exemplo Sino Azul, Entrelinhas, Informativo [CTBC] Clipping e livros contábeis e outros. Tudo catalogado eletronicamente através de fichas e banco de dados feitos pela própria equipe da Fundação Telefônica. Por último, os Cartões Telefônicos que se dividem em duas partes: Coleção completa dos cartões feitos para uso em telefones públicos brasileiros editados de 1994 a 1998. A partir de 1998, a Telefônica passou a editar cartões especialmente para São Paulo.


Mostra permanente
Justificar
Com o acervo selecionado, ‘São Paulo pelo telephone’ são imagens da primeira metade do século XX mostra ao público não somente como eram e como funcionavam os aparelhos, centrais telefônicas e mobiliários específicos, mas, como era o mundo que os criou e os desenvolveu. É uma amostra do caminhar da cultura do homem na busca do suprimento de suas necessidades, bem como do futuro. O sentido de cada uma dessas imagens não está no seu valor como retrato, mas no que elas representam. São cenas registradas por homens e mulheres do passado que deixaram para a posteridade os sinais da convivência entre si e na sociedade que viveram.

Nenhum comentário: