Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Idenilde da Costa Araújo: Núbia Lafayete faleceu vítima de um Acidente Vascular Cerebral mesmo depois de passar por uma cirurgia, segunda-feira dia 18 de junho de 2007 aos 70 anos.


Segundo parentes, a cantora encontrava-se internada desde o dia 25 de maio no Hospital de Clínicas de Niterói, na região metropoliana do Rio. O hospital informou que, a cantora já havia sofrido um primeiro derrame em março, mas reagiu bem. Idenilde da Costa Araújo, nome verdadeiro de Núbia Lafayete, nasceu no dia 21 de janeiro de 1937, em Açu, Natal, Rio Grande do Norte. Ela representou muito para a música romântica brasileira, sua voz ecoava pelos quatro cantos do País nas décadas de 60 e 70. Muito jovem ainda [ 3 anos] mudou-se para o rio de Janeiro onde se apresentou em programas infanti, aos 8 anos. A cantora galgou glórias e consagração como uma das maiores cantoras românticas do Brasil, e ficou conhecida pelo seu estilo de interpretação e pelas canções de grandes nomes da MPB como, Ângela Maria, Nora Ney, Clara Nunes e Dalva de Oliveira. No início da adolescência, imitava Vicente Celestino e Dalva de Oliveira fazendo do cabo da vassoura um microfone. Idenilde Araújo começou sua carreira no fim dos anos 50, com o nome artístico de Nilde Araújo. Apresentou-se em programas de calouros, foi crooner da boate Cave e fez sua estréia cantando com o ídolo Dalva de Oliveira. Chegou gravar discos com o psedônimo de Nilde Araújo, assumindo-se Núbia Lafayette em 1960, por sugestão do compositor Adelino Moreira. Foi ele quem apresentou Núbia à gravadora RCA e encontrou nela a intérprete ideal para suas músicas.

O primeiro disco continha o sucesso ‘‘Devolvi’’ de público e rádios de todo o País. Núbia considerava nelson Gonçalves também sua fonte de inspiração musical masculina. Muitos de seus fãs chegaram a considerá-la de o ‘‘Nelson Gonçalves de saia’’. E foram muitas as canções sucessos na voz de Nelson, regravadas por ela, exemplo como ‘Argumento’ - , ‘A volta do boêmio’ ambas de Adelino Moreira e ‘Fica comigo esta noite’ (Nelson Gonçalves/Adelino Moreira). Canções como o bolero ‘Seria tão diferente’, ‘Prece à lua’ e ‘Solidão’, tiveram exitos em sua voz. Artigo Completo> EDITORIAS:

Nenhum comentário: