Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Design: formas orgânicas

Ecologia e formas orgânicas estão presentes no design francês em exposição em Brasília, DF.

Denominada de Bienal de Saint-Étienne mostra de Patrick Jouin apontam para novo art Noveau esquecendo as formas ortogonicas e caem de cabeça nos floreios, formas que nortearam os anos XX. É um design mais suave, sem cheiro de pólvora e chumbo dos fuzis que eram produzidos no bairro francês. A mostra é uma espécie de portfólio da produção de design da França. A Bienal de Saint-Étienne já está na 10* edição e é primeira versão itinerante.

Os trabalhos da última edição, estão expostos em Brasília, e apresenta traços mais suaves, sem a tradicional rigidez do design francês, tem até uma certa abertura ao decorativo e humor. Muitas vezes descamba para o kitsch. Seria uma tentativa de injetar beleza decorativa no mobiliário urbano. As novas formas do novo art noveau francês nada pesado, os estilos orgânicos se multiplicam como virus em suas ditaduras de curvas. Há certo exagero quanto a ingenuidade do foco ecológico que a mostra tenta impor.

Não adianta alguém sair por ai tuitando que os trabalhos expostos são obras-primas não. Porém, é um norte para um novo design. Há uma sustentabilidade entre o sustentável e o poético nas obras expostas, de Thomas Groux, Erwan e Ronan Bouroullec e Patrick Jouin.

Serviço

Bienal de Saint-Étienne

CCBB - Brasília - DF {SCES Trecho 2, conj. 22
[61] 3310-7081
Horários: ter., a dom das 9h00 às 21h00
Até 23/ - Entrada franca

Nenhum comentário: