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terça-feira, 28 de julho de 2009

Centenário de Roberto Martins

Vários artistas começaram a aparecer a partir de gravações de músicas de Roberto Martins. Era procurado por cantores como Ciro Monteiro, Francisco Alves, Orlando Silva entre outros.

No dia 18 de junho 2009 foi celebrado o centenário de nascimento do compositor Roberto Martins. A comemoração aconteceu no Auditório Guanabara, no andar do edifício onde fica a sede da ABI - Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Parentes, amigos e associados celebraram ao som de Oscarzinho, Toni Sete Cordas e Jairo Aguiar composições de Martins como " Meu Consolo é Você", parceria com Nassara; "Minha Revelação" e "Como o Tempo Judiou" músicas de Martins e letras de Mário Lago. A mais famosa composição de Roberto Martins foi "Favela" em parceria com Jorge Frejat, uma das mais belas criações brasileiras em todos os tempos "Favela, oi favela/Favela que trago no meu coração. Ao recordar com saudade/A minha felicidade/Favela dos sonhos de amor/E do samba-canção". Também compôs batucadas, marchas, valsas e fox-trots.

Época de ouro

Martins fez parte da década de ouro brasileira e era requisitado por cantores como Francisco Alves {gravou Favela}, Ciro Monteiro, Carlos Galhardo devido sua bem elaboradas melodias, e seu primeiro êxito foi com a faixa Favela. Vários cantores surgiram para a música brasileira com composição de Roberto Martins, é fato Nelson Gonçalves, que já havia gravado música de Ataulfo Alves, mas não vingou. Então, a composição "Renúncia" parceria de Martins com Mário Rossi, fez com que Nelson Gonçalves alcançasse destaque nacional.Em 1945 Eratóstenes Frazão gravou “O Cordão dos Puxa-sacos”, e alcançou sucesso com a marcha Carnavalesca, depois seria sucesso com Anjos do Inferno.
Nos Carnavais seguintes, a “Marcha dos Gafanhotos”, também gravada por Frazão, e Cadê Zazá, por Ari Monteiro e foram grandes êxitos, nas vozes de Albertinho Fortuna, 1947 e Carlos Galhardos, 1948. Seu último sucesso foi “Pedreiro Waldemar uma parceria com Wilson Batista, uma gravação de Blecaute, 1949. Artigo Completo e outros centenários:EDITORIAS:

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