Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ceará - III Festival de Dança

Por Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Em julho, Paracuru, Itapipoca e Trairí recebem o III Festival de Dança Litoral Oeste Companhias do Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão trocar as salas de espetáculos pelos palcos montados ao ar livre durante o III Festival de Dança Litoral Oeste, um dos principais eventos de dança do interior do Ceará. A ação cultural acontece de 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí, três municípios da região do Vale do Curú (Litoral Oeste do Ceará), que desenvolvem ações significativas em torno da dança. Nas três cidades, moradores e turistas, leigos e profissionais da área vão poder conferir apresentações totalmente gratuitas e participar de atividades formativas, como mesas redondas, palestras e oficinas dos mais diversos gêneros.

O Festival tem público estimado de 15 mil pessoas, entre população local e turistas. Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Funarte/MINC, e promovido pela Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (ProDrança), o III Festival de Dança Litoral Oeste é ponto de encontros, de trocas de saberes e fazeres, espaço de visibilidade para a produção de dança, principalmente do estado, contribuindo para o fortalecimento dessa manifestação artística na região e no Ceará. O festival acontece com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio institucional das prefeituras municipais de Itapipoca, Paracuru e Trairi.

Desde sua primeira edição, em 2006, o Festival colabora para a democratização do acesso à cultura na Região do Litoral Oeste cearense e para o fortalecimento do segmento da dança local. Aliado a isso, o evento preocupa-se com o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. Nas primeiras duas edições, em abril de 2006 e dezembro de 2007, o Festival teve uma forte participação das populações das cidades sedes, visitantes e participantes em geral. Em 2009, o festival será realizado na alta estação para conciliar o tradicional turismo de lazer de praias com uma ação cultural de dança, contribuindo para a economia local de forma sustentável.
AS COMPANHIAS CONVIDADAS
Nos palcos do III Festival de Dança Litoral Oeste se apresentar companhias nacionais renomadas como as cariocas Staccato Dança Contemporânea, dirigida por Paulo Caldas, que traz o novo espetáculo Quinteto, e Paula Águas, com Qual é a Música?. De Minas Gerais, Vanilton Lakka apresenta Interferências Inacabadas... Preste Atenção no Ruído ao Fundo. Do Ceará, entre as companhias de reconhecido trabalho na dança, estão a Cia Etra com o espetáculo Entre Sala, a Cia Balé Baião, de Itapipoca, com Sólidos, o mais recente trabalho da companhia, que trilha 15 anos de carreira, e a Cia de Dança de Paracuru, que leva ao palco dois espetáculos: Folgança e Por um Fio.

CONVIDADOS NACIONAIS
Staccato Dança Contemporânea (RJ){em destaque}, : Quinteto Paula Águas (RJ): Qual é a música?Jorge Garcia Companhia de Dança (SP): Cantinho de Nóis Rodrigo Cruz (GO): Dúplice Vanilton Lakka (MG): Interferência Inacabada... Preste Atenção no Ruído ao Fundo.

CONVIDADOS DO CEARÁ
Cia Faces de Dança (CE): Eu... Tu Alysson Amâncio Cia. de Dança (CE): Eu prometo Cia Etra de Dança (CE): Entre SalaArte em Rua Companhia de Dança (CE): TrilogiaMiraira (CE): Irmãos, fuertes hermanos. Versão completa EDITORIAS:

Nenhum comentário: