Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

Falsa Arte: gato por lebre

Colecionadores de arte de todo o mundo já passaram pelo dilema de duvidar da autenticidade na hora de adqüirir uma obra de arte.

Especialistas como Pietro Maria Bardi, diretor falecido do Museu de Arte de São Paulo [Masp] já teve a desagradável surpresa, quando especilistas de um museu da Holanda afirmaram não ser verdadeiro o retrato de Rembrandt constante de seu acervo. Bardi recusou-se a acreditar no laudo dos especilaistas, e continuou a exibí-lo como se autêntico fosse.
Com os aprimoramentos tecnológicos que podem precisar a idade do material, computadores com capacidade de analisar traços e levantar ser ou não falso o quadro auxilia os amantes das artes buscarem estes cuidados antes de fazer um alto investimento na aquisisção de uma escultura, um quadro ou em uma peça arqueológica. Quanto mais antiga é a obra, mais se deve tomar cuidados na hora de adqüirí-la.


Casas famosas de leilões, como Christie's e a Sotheby's, só garantem a autenticidade de uma obra se tiver sido realizada a partir de 1870, provavelmente porque além da documentação, também é mais fácil detectar a obra de cada artista. Se em relação às obras originais, por exemplo pintura ou desenho já há uma dificuldade de definir autenticidade. O problema é muito mais sério em relação à gravuras. É até muito comum circular por lojas de molduras, principalmente nas grandes cidades, gravuras atribuidas ao espanhol Salvador Dali. Volpi, devido simplicidade de muitas de suas telas permitem que sejam alvos de falsificadores. Para se livrar de obter uma obra falsificada, o mais adeqüado é procurar um "expert" e solicitar uma análise sobre peculiaridades do artista.

Já com o artista contemporâneo, este caso se simplifica pois eles se preocupam em catalogar cada obra vendida, algo que controla o destino da mesma. Uma outra sugestão quando não se compra quadros diretamente do autor é buscar informações em galerias ou com organizadores de exposições que tenham realizado trabalho com artista.CONTINUAÇÃO >http://formasemeios.blogs.sapo.pt/356927.html

Nenhum comentário: