Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2009

Morre o mestre colorista, Ianelli

Ele era um pintor contemporâneo e sútil; dialogava com novos experimentos e superou os limites do ambiente paulistano.

O artista plástico paulistano morreu aos 86 anos na terça-feira,26/05/09, na capital paulista, por falência múltiplas dos órgãos no Hospital Albert Einstein, zona sul da cidade. O corpo velado na Pinacoteca do Estado e o enterro no será cemitério Gethsêmani, Morumbi.

Arcângelo Ianelli nasceu em 18/07 de 1922, na capital paulistana, e foi um dos mais importantes pintores do Brasil, era filho de italianos. O oriundi teve uma brilhante trajetória, como figura central no início dos anos 1950 com suas abstrações e figuração chegando ao geometrismo nos anos 90. Soube como poucos usar a côr, a luminosidade chegando ao requinte maravilhoso, apesar de ter sido um pintor exclusivamente de ateliê.

Ianelli deu início sua formação pictórica tendo como professores Lathar Charoux, Maria Leontina e Hermelindo Fiaminghi entre outros. Foi um dos fundadores do grupo Guanabaras,1952, ao lado de Wega Nery e Tikashi Fukushima e outros. No grupo, ele retratou paisagens paulistanas com destaque às cores.

No ano de 1964 ganhou passagem para Paris como prêmio do Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 12* Salão. No Museu de Arte Moderna de São Paulo, venceu o prêmio denominado "Panorama de Arte Atual Brasileira, além de ter participado de seis edições da Bienal de São Paulo, sendo que na 12* , de 1973, ganhou Sala Especial. Realizou sua primeira exposição individual no exterior somente em 1962, em Lima, Peru. No ano de 1967 montou ateliê em Paris para depois se instalar definitivamente em São Paulo, capital.

Nenhum comentário: