Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Mark Twain: 100 anos

O autor de "As Aventuras de Tom Sawyer" completará em 2010 cem anos de sua morte. É considerado como o primeiro escritor americano.

Samuel Langhorne Clemens ou Mark Twain nasceu na Flórida [EUA] em 30 de novembro de 1935. Foi um escritor e romancista e humorista norte-americano. Em sua época foi o mais notável tendo merecido uma frase simpática de Willian Faulkner “ Twain foi o primeiro escritor verdadeiramente americano. Portanto, somos todos herdeiros dele”. O pseudônimo "Mark Twain" vinha da época em que trabalhou em barcos a vapor e o sustentava como seu verdadeiro nome. Era este o grito emitido pelos pilotos fluviais: mark, para marcar a profundidade das embarcações. Ou então que tenha vindo de seus dias de abandono no oeste e pedia dois drinks e falava para o atendente: "mark twain" ou seja marcar duplo em sua conta.

Quando jovem

Samuel Langhorne Clemens é o terceiro dos quatro filhos de John e Jane Clemens. Quando ainda era bebê sua família muda-se para a cidade de Hannibal, também no Missouri. Foi dessa região e de seus habitantes que Twain tiraria a inspiração para seus trabalhos mais conhecidos como "As Aventuras de Tom Sawyer" 1876. Com a morte de seu pai de em 1847 de pneumonia deixou muitas dívidas, e a responsabilidade para quita-las ficou por conta de Orion, o filho mais velho, que investiria em um jornal, enquanto Samuel desempenhava as funções de jornaleiro e escritor ocasional. Algumas das histórias mais controversas e espirituosa enviadas ao jornal de Orion vieram do lápis de Twain.

As águas do Rio Mississippi , eventualmente levaria Twain a pilotar barcos a vapor, profissão que ele mais tarde afirmaria levar consigo até o fim de seus dias, e foi recontando no livro "Life on the Mississippi"{Vida no Mississippi}. O trabalho rendia um bom dinheiro, mas a guerra civil e o advento das estradas deram fim ao tráfego comercial de barcos a vapor no ano de 1861. e Twain ou Clemens, teve de procurar um novo emprego, e até passou por sua cabeça ir para o Brasil. Entrou, então, para uma milícia local experiência contada em "The Private History of a Campaign That Failed"),1865. O escritor faleceu em 21 de abril de 1910, em Redding, Estados Unidos da América.

Nenhum comentário: