Páginas

domingo, 26 de abril de 2009

“O Homem Que Matou o Facínora"

Estação Cultural traz Cine Debate com clássico de faroeste Filme “O homem que matou o facínora” será apresentado seguido de debate sobre poder

A Estação Cultural realiza mais uma edição do Cine Debate no próximo dia 30 de abril, às 19h30, com a apresentação do filme “O homem que matou o facínora” (EUA, 1962), um dos clássicos filmes de faroeste. Realizado pelo grande cineasta John Ford (1894 – 1973), o filme representa um marco no gênero de western e traz nomes consagrados como John Wayne, James Stewart e Lee Marvin, além de um ótimo roteiro e uma bela trilha sonora.
O filme retrata a história do senador Ransom Stoddard (James Stewart), que em 1910 chega com sua esposa Hallie (Vera Miles) na pequena cidade de Shinbone, no Velho Oeste, para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), um desconhecido vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Stoddard conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance (Lee Marvin) por meio da lei. Doniphon, um respeitado caubói, insistia na validade da lei do revólver. Além das diferenças de estilo, Doniphon e Stoddard compartilhavam o interesse pela mesma mulher (Hallie, na época uma garçonete de saloon), além da mesma vontade de acabar com a tirania.
O filme recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de melhor figurino. Após a exibição do filme, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Albuquerque Miranda irá debater com os participantes sobre “Poder legal ou poder pela força: uma encruzilhada humana”. Sobre o debatedor - Prof. Dr. Carlos Eduardo Albuquerque MirandaMembro do DELART – Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO nas linhas de pesquisa ‘Cultura, Comunicação e Educação’ e ‘Sociedade, Cultura e Educação’. Formado em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação. Área de atuação: articulações entre audiovisuais, tecnologias de informação e comunicação, cultura e educação. Desenvolve, no campo da educação, estudos sobre cinema, televisão, fotografia, registro de vídeo, mídia digital e Educação a Distância.
Serviço:
Cine Debate – “O homem que matou o facínora” (EUA, 1962, 123 minutos) - Dia 30 de abril, às 19h30 -Entrada gratuita.Local:
Estação Cultural – Av. Tiradentes, 02 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste, SP.
FONTE: Carlos Guimarães
Leia mais sobre filmes e DVD's:EDITORIAS:

Nenhum comentário: