Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Fernand Léger: Amizades Brasileiras

Talvez Fernand Léger não seja bem um mestre do modernismo mas é inegável a qualidade pictórica em algumas obras do francês para o mundo das artes, até mesmo a fase do ‘tubismo’ merece uma olhadela generosa.

O pintor francês nunca esteve no Brasil e é um dos poucos modernista de renome internacional que travou estreita relação com pintores brasileiros. Na mostra "Relações e Amizades Brasileiras" ficam evidenciadas essas situações pessoais com os modernistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade; com estes dois talvez um vínculo mais acentuado devido as famosas feijoadas oferecidas quando moravam em Paris, no período de 1923. O casal de brasileiros foram apresentados pelo poeta Blaise Cendrars à alta intelectualidade parisiense, entre eles Léger.

A exposição apresenta um seleto conjunto de obras do artista francês realizadas entre as décadas de 1920 e 1950. A mostra contextualiza sua arte à cena brasileira e aponta os fortes nexos estabelecidos entre Léger e Tarsila do Amaral - a que mais se contaminou com a estética e idéia do francês. Porém, um dos maiores nomes da arte brasileira, Maria Martins, também bebeu na fonte nos anos 30. Atribui-se a participação de Léger com grande destaque em três Bienais de São Paulo à indicação da escultora brasileira, amante do também francês Marcel Duchamps.
Através desse relacionamento artístico Tarsila do Amaral adquiriu e incentivou a alta sociedade brasileira a comprar as obras de Fernand Léger. A própria Tarsila comprou a tela "Xícara de Chá", de 1921, que se encontra na mostra. "Charlote Cubista" uma colagem em madeira com quatro exemplares inspirada no ator e diretor norte-americano Charles Chaplin, que a utilizou no seu filme Ballet Mécanique {balé mecânico}, de 1924, consta na exposição, assim como "Composição Dom Aloés" e "O Vaso Azul" que estiveram na mostra do MAM, 1949, e na primeira Bienal de São Paulo, em 1951,respectivamente.
Na Terceira Bienal, em 1955, foi apresentado uma retrospectiva sobre Fernand Léger {1881-1955}, que fora agraciado também com o Grande Prêmio de Pintura. Fechando o ciclo de grandes telas do pintor em exposição no Brasil " Acrobatas em Cinza" pintada entre 1922 e 1944. [Obra Três Irmãs]

Fernand Léger
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02 - Luz
Ter. à dom das 10h00 às 18h00
[11 / 3324-1000
De 04/04 à 07/06
Sáb - grátis

Nenhum comentário: