Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cine Theatro Iris - 100 anos

Carmen Miranda desbanca filme pornô "Ninfetas Safadas", em comemoração aos 100 anos do cinema carioca, que já abrigou festa tradicional na metade do século XX como Loud! e frequentadores como Rui Barbosa.

O filme 'Ninfetas Safadas" em cartaz no cine Theatro Iris, na rua da Carioca, centro do Rio de Janeiro, suspendeu por um dia sua programação erótica para comemorar o próprio centenário com uma coletânea de filmes da pequena notável, Carmen Miranda, que completaria cem anos em 9/02/09 se viva estivesse. Um bolo medindo 15 metros na frente do cinema esperava pelo prefeito da cidade maravilhosa, Eduardo Paes [PMDB] que compareceu usando chapéu panamá e cortou o bolo ao lado da cantora Alcione. Na sequência uma palestra com o biógrafo de Carmen Miranda, o jornalista Ruy Castro. O cine passou pela fase do kung fu, chegou ao pornô, com público diário de 450 pessoas, e os 13 sócios prometem adaptarem-se ao próximo modismo para salvar o edifício.


Não para Edir Macedo, IURD
Os proprietários já receberam uma proposta da Igreja Universal do Reino de Deus da ordem de R$ 5 milhões. Estamos falando do cinema mais antigo do Rio de Janeiro em funcionamento, segundo seu atual proprietário Raul Pimenta Neto,51[bisneto do fundador João Cruz Júnior falecido em 1950]. O Cine Theatro Iris foi inaugurado como Soberano, em 1909, e tinha acomodações para 200 pessoas. Em 1921, passou por uma reforma que aumentou sua capacidade para 1.200 lugares. Personalidades da política e da literatura frequentavam o cinema entre elas Rui Barbosa que tinha cadeira cativa com suas iniciais marcadas na poltrona. Em 1970 passou por mais uma reforma que recuperou toda arquitetura art noveau. Em 1983, o cine foi tombado pelo Inepac [Instituto Estadual do Patrimônio Cultural]. Por coincidência, no mesmo ano do tombamento apresentou o primeiro show de streap tease; e no ano seguinte exibiria somente filmes pornográficos como salvação não só do edifício, mas também da bela escadaria, azulejaria portuguesa e os espelhos de cristal originais.


O antigo e o novo
No início do século XXI o ator Raul Roulien criou os intervalos no cinema, chamado como teatro de frivolidade, e sempre entre uma sessão e outra uma orquestra fazia exibição para os telespectadores. Os tempos são outros, e nem por isso deixa de existir interrupção. Três vezes ao dia as sessões são interrompidas, 12h30, 15h30 e 18h30, para apresentação de streap tease com seis mulheres. O público é formado de oficce boys até executivos, sendo 20% de idosos. Um ator global, provavelmente Miguel Falabella, estaria negociando a reforma do prédio de 3 andares, e transformá-lo em uma casa noturna. Mas as atividades pornôs seriam mantidas, somente durante o dia.

Nenhum comentário: