Uma das salas de cinema de São Paulo mais chique da época, o cine Marabá, deverá ser ré-inaugurado em abril próximo.O tradicional cinema da década de 1950 voltas às sessões comerciais re-projetado pelo cultuado arquiteto Ruy Ohtake. Fechado por mais de 20 meses, segundo os diretores, o cinema abrirá as portas no mês de abril. O restauro do é uma tentativa de mostrar aos governantes e empresários que o centro da cidade paulistana tem jeito mas só será recuperado através da cultura. Sem dúvida é um grande passo para a região. Todos os elementos da fachada e do hall foram mantidos, mas o resto tem o toque lúdico de Ohtake. Um dos maiores cinéfilos do País, Fausto VISCONDE fora informado da reabertura e comemorou "Não somente me lembro do filme de inauguração como eu estava lá na platéia também " diz Visconde de 87 anos.
Instalado no número 757 da Avenida Ipiranga, o cinema foi inaugurado em 17 de maio de 1945 com o filme "Desde que Partiste" com Claudete Colbert e Shirley Templo. Um dos maiores espaços, mede 2.720 metros quadrados, e 1.438 cadeiras incluindo plateia e balcão. Agora as coisas são diferentes, o espaçoso cinema abrigará 5 salas ovais e pequenas, com capacidade entre 120 e 450 assentos. Segundo a Assessoria de Imprensa da Playarte, o cinema abrirá as portas na primeira quinzena de abril.
A cinelândia
Na década de 1950 e 1960 o cinema integrava a chamada cinelândia paulistana. Uniforme obrigatório para os homens era o black-tie e para as mulheres um bem cortado vestido longo. Era um dos mais chiques cinemas da cidade, pertencia a fase áurea das salas de exibições na região central com 14 salas. Especificamente o Marabá, teve a honra de exibir o primeiro filme da Companhia Vera Cruz, Caiçara, em uma sessão de gala.
Nos anos 1980 a 1990 a temática do cinema mudou para os filmes de ação e com isso se torna o segundo cinema do Brasil em bilheteria, ficando atrás apenas do Cine Brasil, de Belo Horizonte. Vale ressaltar que o centro perdeu outros cinemas tão importantes quanto: Cine Marrocos, Art-Palácio [exibe pornô], Comodoro, Paissandu e Paulistano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário