Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Chopin: 200 anos

O músico tinha sua saúde fragilizada e vivia sempre doente. Viveu e compôs freneticamente peças românticas e muitos consideram sua música como um dos pilares além de inovar com baladas, noturno. 2010 comemoram-se os 200 anos de nascimento do introdutor do romântismo.

Frédéric Chopin {Fryderyk Franciszek Chopin ou Szopen nome polaco}nasceu na aldeia de Żelazowa Wola, ducado de Varsóvia, em 1 de março de 1810. Chopin foi um pianista polaco e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.

Filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado.Em sua terra natal foi aclamado em sua como uma criança prodígio. Aos vinte anos Chopin deixaria a Polônia para sempre. Fez carreira em Paris como compositor, intérprete e professor. Para melhor sonoridade, ele adotou a versão francesa dada a seus nomes, Frédéric-François. Entre 1837 a 1847 estabeleceu uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand {Amantine Aurore Lucile Dupin}. Chopin incluiu o piano de forma a assumir um papel predominantemente como um instrumento solo. Tanto que suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Ora ele enfatiza mais a nuança expressiva do virtuosismo, e na maioria das vezes, sua música é tecnicamente exigente. CONTINUAÇÃO: EDITORIAS:

Nenhum comentário: