Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Morre interprete de Dorotéia, irmã cajazeiras

Ida Szafran, mais conhecida por Ida Gomes, um dos grandes talentos da teledramaturgia brasileira.

A célebre interprete de uma das irmãs cajazeiras morreu no domingo, 22 de fevereiro, aos 82 anos, no Rio de Janeiro. A atriz foi vítima de parada respiratória. Segundo a sobrinha de Ida, a atriz Débora Olivieri, informou que ela se tratava cerca de duas semanas de uma pneumonia, e que fora internada domingo dia 22, no Hospital Samaritano, em Botafogo, RJ. Durante a manhã ela passou por procedimento cirúrgico para análise clínica, foi quando começou a passar mal, vindo a falecer no final da tarde.
Ida Szafran nasceu Krasnik, na Polônia, em 25 de fevereiro de 1926. Antes de se mudar para o Brasil um período na França e na Inglaterra. Sua estreia na TV aconteceu na TV Tupy, com o Grande Teatro Tupy. Passou a integrar o elenco da Rede Globo em 1966. Ida Gomes fez mais de 30 novelas, mas foi na pele de Dorotéia, o Bem Amado, novela de Dias Gomes, de 1973 que obteve maior notoriedade artística. Participou da série JK, Os Normais, A Diarista e Sob Nova Direção, todos na Rede Globo. No cinema, fez A Penultima Donzela, 1966, de Fernando Amaral, seu trabalho mais recente é Copacabana, 2001, de Carla Camurati.

No teatro interpretou com brilhantismo o espetáculo Tio Vânia, de Tchecov, em 2003. Apesar de um pequeno papel Ida soube tirar vantagens do personagem. Em 2007, trabalhou em "7" o Musical.
Ida Gomes conciliava as profissões de dubladora e atriz, e dublou nomes importantes como Joan Crowford, e Bete Davi, desenhos animados da Disney, Madame Min, de "A esapada Era a Lei" , de 1963.

Nenhum comentário: