Páginas

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Brasileiro ganha prêmio 'Japan Media Arts Festival

Artista brasileiro Mácio Ambrósio é um dos destaque deste ano do maior evento de animação, mangá e arte high-tech do Japão, o Japan Media Arts Festival.

Tóquio - Japão - 7/2 - A instalação interativa "Oups!", de Márcio Ambrosio, que mistura movimentos humanos com animação, ganhou o prêmio principal da categoria Arte e foi uma das mais concorridas na abertura da exposição. S]ao 11 dias de eventos, e durante o período o visitante vai poder,ouvir ver, ouvir e interagir com outras 169 obras, escolhidas de um total de 2.146 inscrições de 44 países. Nas categorias mangá, entretenimento e animação, os ganhadores foram todos japoneses. "Tenori-on", ou algo como "som na palma da mão", foi um dos vencedores.

Este aparelho foi apresentado ao público em 2005, o aparelho é hoje usado por Bjork, Radiohead, Kraftwerk, entre outros músicos. Ele foi desenvolvido pelo técnico de som da Yamaha, Yu Nishibori, em parceria com Toshio Iwai. Neste 'jogo', a pessoa terá de levar o boneco, projetado digitalmente numa tela grande, para fora do cubo.
'Oups!'

Na instalação do artista brasileiro, a idéia é transformar o visitante no ator principal de uma sequência animada. É como se estivéssemos no filme Uma Cilada para Roger Rabbit. Formado em desenho industrial e artes, o brasileiro atuou em diferentes áreas como animação, propaganda e pós-produção. Em 1999, ele foi para a Bélgica, onde trabalhou em estúdios de pós-produção de longas-metragens, documentários e comerciais de propaganda.
Em 2004 formou o coletivo Zzzmutations, criado para produzir curtas-metragens de animação e desenvolver projetos experimentais. De volta ao Brasil, montou o estúdio de criação Kosmo para aplicar seu talento e experiência no mercado brasileiro. [Na foto de divulgação cedida pelo artista Os japoneses se divertiram com a instalação Oups!.]

Nenhum comentário: