Páginas

sábado, 10 de janeiro de 2009

Charles Darwin > 200 anos

Homenagens ao naturalista Inglês Charles Darwin e sua obra `Origem das Espécies` faz 150 anos já começaram. Na sua terra natal, já teve sua imagem impressa em selos.

O naturalista Darwin, pai da teoria da evolução completa 200 anos e sua mais importante obra faz 150. Charles Darwin viajou durante cinco anos, tendo sido as Ilhas Galápagos sua fonte de pesquisa. Ele tinha 22 anos quando em 1831, embarcou no navio Beagle com a função de desenhar reentrâncias mal conhecidas no litoral da costa Sul Americana. Porém, enquanto os outros tripulantes tentavam descobrir à rota, Darwin ficava em terra coletando material da flora e fauna. Ao retornar, sistematizou suas anotações e observou que as variações das espécies sucediam-se à medida que avançava. Reconheceu as Ilhas Galápagos como formações geológicas recente, e observou também que, se levasse em conta a variação entre os indivíduos chegaria à conclusão que haveria indivíduos mais aptos do que outros. Ou seja, aqueles mais adaptados ao meio seriam aqueles que procriariam em maior escala. Tal processo é a base do que denominou seleção natural. Como autor, teve em 1859 sua grande obra publicada`A Origem das Espécies` que gerou grande impacto tendo a primeira edição tiragem de 1250 exemplares, e esgotando-se no primeiro dia. O naturalista morreu em Downe, Kent, em 19 de abril de 1882.

O Brasil na rota
O Porto da Praia foi a primeira escala da expedição britânica a bordo do navio Beagle, onde Darwin era convidado naturalista. O navio partitu de Davenport a 31 de Dezembro de 1831, e a 16 de Janeiro atracou no Porto da Praia, que Darwin descreveu como um lugar “desolador”. Lá, ele visitou as praias Ribeira Grande e S. Domingos e tomou nota sobre o ambiente, as pessoas, a fauna. Ao zarpar de Cabo Verde, a expedição chega ao Brasil e visitou Bahia e Rio de Janeiro e, seguiu para a Patagônia [Argentina], as Ilhas Malvinas e a Terra do Fogo. Prosseguindo sua rota, Darwin chegou as Ilhas Galápagos, a Nova Zelândia, Austrália, Maldivas e a Tasmânia e também toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru, bem como as ilhas Keeling, Maurício e Santa Helena, tendo de sembarcado em Falmouth. Todo o percuso demorou quatro anos e nove meses, chegaria ao fim em 2 de outubro de 1836.

Nascimento
Charles Darwin nasceu em Shrewsbury, Shropshire, Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809. Foi o quinto dos seis filhos do médico Robert Darwin e sua esposa Susannah Darwin. Seu avô paterno foi Erasmus Darwin e seu avô materno, o famoso ceramista Josiah Wedgwood, ambos pertencentes a abastada família Darwin-Wedgwood e à elite intelectual da época. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas oito anos. No ano seguinte, em 1818, Darwin foi enviado para a escola Shrewsbury. Ali, ele só se interessava em colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros, caça, cães e ratos. Em 1825, depois de passar o verão como médico aprendiz ajudando o seu pai no tratamento dos pobres de Shropshire, Darwin foi estudar medicina na Universidade de Edimburgo. [Mais: www.ano-darwin-2009.org

Nenhum comentário: