Um painel com altura equivalente a um edifício de dez andares e panorama em 360 graus da floresta amazônica será uma das maiores atrações de Leipzig, cidade a leste da Alemanha.
O artista plástico Yadegar Asisi cria projeto em seu atelier em Berlim e deverá ser inaugurado no início de março dentro de um antigo gasômetro. Amazonien {Amazônia} é o título da obra que está sendo montada com ajuda de cerca de 30 mil fotografias feitas na floresta brasileira. Todo o planejamento é feito em computador, e uma imagem da selva deverá ser impressa em faixas de poliéster, formando um mural gigante de 100 metros de largura, 30 metros de altura e uma imagem de mais de três mil metros quadrados. O trabalho fotográfico durou quase dois anos, e poderá ser visto a partir do dia 28 de março, onde poderão examinar o resultado de um trabalho a partir de uma plataforma colocada no centro do salão circular do gasômetro. A obra também é parte das celebrações dos 150 da morte do naturalista e explorador alemão Alexander von Humbold.
"Arquiteto das ilusões"
Filho de pais iranianos, o artista plástico e arquiteto nasceu em Viena, Asisi já visitou quatro vezes o Brasil, onde coletou imagens na região do Rio Negro. Segundo ele, sua mensagem tem característica puramente estética, sem nenhuma intenção ambientalista e é categórico sobre o desmatamento da Amazônia. "Não me interesso pelo desmatamento da Amazônia". "Eu quero somente representar sua beleza e complexidade, que estimulam as pessoas as refletir", diz. Este é seu quarto e maior trabalho que o artista, também conhecido como "arquiteto das ilusões", realiza para sua série Panometer, de pinturas colossais de panoramas em 360 graus. Nos trabalhos anteriores ele reproduziu o Monte Everest, a cidade de Dresden no século 18 e Roma antiga do tempo do imperador Constantino, e podem ser apreciados, respectivamente, em Dresden e Leipzig. Paisagem romana, no entanto, sairá de exposição no fim de fevereiro e dar lugar à vegetação tropical da Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário