Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2008

Ronaldo Nogueira: Pequeno Príncipe

Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira, popularmente conhecido por Ronnie Von, nasceu em Niterói - RJ em 17/7/1947. Na TV Gazeta, São Paulo, ele destila simpatia e educação de segunda à quinta-feira a partir das 22h30.

Cantor e compositor que tem em sua formação musical incluiu a música clássica, principalmente, a música barroca e renascentista e o jazz. Cursou o ginasial [fundamental] no Rio de Janeiro, e foi ator amador e estudou pintura e literatura. Deu segmento aos seus estudos e cursou a Escola Superior de Aeronáutica e a Faculdade de Economia, tendo trabalhado, por volta do anos 63, com parentes, em mercado de capitais.No ano de 1966, Ronnie Von costumava freqüentar o Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, e cantava nas boates gospels, spirituals e blues. O rock entrou em sua vida por volta de1964, e no ano seguinte, através de Eli Barra, integrante dos Brazilian Beetles, participou do programa de televisão de Glauco Pereira - BBC no Rio -, cantando You've Got to Hide your Love Away, dos Beatles. Ao assitir o vídeo-tape de sua apresentação no BBC no Rio, o cantor e apresentador Agnaldo Rayol e o produtor Manuel Carlos se interessaram por seu estilo e o convidaram para participar, de Corte-Rayol Show, programa da TV Record paulistana que tinha grande audiência. Apresentou-se interpretando música de John Lennon e Paul McCartney,começaria então a chamar a atenção do público.

Primeira chance
João Araújo, então diretor artístico da Philips, foi quem lhe deu a primeira chance de gravar um compacto ao lado de Maritza Fabiani, Cláudio Faissal e Brazilian Bitles; e ele mais uma vez cantou You've Got to Hide your Love Away e Meu bem, a versão de Girl, música de John Lennon e Paul McCartney. Em outubro de 1966, ganhou seu próprio programa na TV Record: O Pequeno Mundo de Ronnie Von, produzido por Solano Ribeiro e o título era alusivo a seu apelido, Pequeno Príncipe. Ainda em 1966, ele lançou pela Polydor seu primeiro LP com Pequeno Príncipe [Tommy Standen e Fred Jorge], entre outras. No final do ano, recebeu o prêmio Roquete Pinto, como revelação do ano. Então, ele assina contrato com a Agência de Publicidade Jovem Guarda, para o lançamento de produtos com o seu nome: vestidos, camisetas, vitrolas entre outras.

Osanah, o parceiro
No ano de 1967 gravou um LP, pela Polydor, no qual cantou entre outras músicas o seu maior sucesso, A Praça, de Carlos Imperial, e Escuta meu amor, de Arnaldo Sacomani. No ano seguinte grava mais um LP pela Polydor com a faixa Jardim da infância [Nelson e Fábio Luís]. A partir daí ele lançaria anualmente um LP. Fez outros sucessos com Cavaleiro de Aruanda [Tony Osanah], do LP de 1972, e através de Tony Osanah, gravou Deus sul-americano, do LP de 1973. Realizou excursão por quase todo o Brasil e também pela América Latina e E.U.A. Além de Tony Osanah e Arnaldo Sacomani, tem parcerias com Sam Martim e Terry Winter. Mas foi com Tony Osanah um de seus últimos sucessos, em 1976. Continua a se apresentar em shows e grava esporadicamente. No ano de 1995 foi convidado a participar do disco ao vivo O novo de novo, em comemoração aos 30 anos da Jovem Guarda. Na década de 1990 lançou uma autobiografia, Mãe de gravata. Ronnie Von apresenta na TV Gazeta - São Paulo, o programa "Todo Seu", de segunda a quinta-feira, onde fala de música, culinária entre filmes entre outros. [FM - agenciafm@gmail.com ]{foto por Maurício Cardim}

Nenhum comentário: