Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Museus norte-americanos

Museus grandiosos tanto em arte quanto em suas construções. Ticiano, Mark Rothko, Vermeers, Claes Oldenburg, El Greco, Van Bruggen e a única obra de Leonardo da Vinci exposta na América " Ginevra 'de Benci". Estes e outros esperam os turistas na região do National Mall, área idealizada em 1.791, por Charles L’Enfant.

Museus qualitativos em todas as partes. Ao visitar Washington DC, mesmo que durante dez dias ficasse entrando e saindo de museus, sem sombra de dúvida muita coisa boa ficaria sem ser visitada. Não tem como riscar algum da lista. São corredores repletos de obras de mestres como Claes Oldenburg e Coosje Van Bruggen [Typewriter eraser, Scale X 1999]; "Ginevra di Benci" - c. 1474, de Leonardo da Vinci comprada pela instituição em 1967, é a única obra do italiano exposta nas Américas, ambas estão na Galeria Nacional, que ocupa dois prédios e tem 116 mil obras de arte no acervo. No edifício principal, West Building, estão as coleções de arte européia do século XIII a XIX, além de galerias dedicada à arte norte-americana; seções de desenhos, fotografia e arte decorativa. No prédio East [leste] encontram-se as coleções de arte moderna e contemporânea. O jardim das esculturas apresenta verdadeiras maravilhas tridimensionais. Permeando as galerias: Goya, El Greco, Vermeer, Ticiano. Tanta arte chega a deixar os visitantes atarantados entre as várias galerias.

Galeria Nacional:
Avenida Constitution / Rua 4.
Seg. a sáb. das 10h00 às 17h00
Domingo: das 11h00 às 18h00
Grátis - http://www.nga.gov/


Hirshhorn
Já o museu Hirshhorn é o contrario, é de fácil navegação haja vista que as coleções dessa importante instituição, é mais focada na arte moderna e contemporânea, e tem corredores circulares. Sempre apresenta ótimas exposições temporárias. No jardim de esculturas obras de Lichtenstein, Rodin e um espaço para Yoko Ono e sua ‘Árvore dos Desejos’. No térreo do equipamento uma soberba seleção de obras tridimensionais. Uma mostra qualitativa com a coleção de Giuseppe Panza de Biumo, o maior colecionador de arte contemporânea do mundo, fica em cartaz até 11 de janeiro de 2009.

Hirshhorn:
Panza: até 11 de janeiro de 2009.
Av Independence / Rua 7
Diariamente: das 10h00 às 17h00
Grátis - free.
http://hirshhorn.si.edu

Phillips
Em Dupont Circle, a coleção Phillips tem como principal destaque a obra 'Almoço dos Remadores' [1881] de Renoir. Mas vale salientar que essa é apenas a obra mais popular, pois o que não faltam são destaques no museu projetado por Mark Rotko, com uma sala especial para suas telas. Todas as obras precisam de uma contemplação vagarosa. Boa programação de mostras temporárias como "Eight" que fica em cartaz até 11 de janeiro de 2009, protagonizada por pintores da 'escola' Ashcan ou [grupo dos oito pintores: Arthur Davies, Willian Glackens, Robert Henri, Ernest Lawson, George Luks, John Sloan Everet Smith e Maurice Prendergast], que revolucionaram a arte norte-americana no princípio do século XX, com olhar voltado aos assuntos de rua. O museu / casa, foi aos poucos sendo aberto ao público. O primeiro cômodo foi inaugurado em 1921 por Duncan Phillips [1886-1966]. No ano de 1930, a família Philips se mudou, assim, transformando definitivamente a antiga residência em museu.

Coleção Philips
Exposição: "Eight"
Até 11 de janeiro de 2009
Rua 21 NW, n* 1.600
Ter a sexta-feira grátis
Sáb e dom US$ 10 / 12.
http://www.phillipscollection.org/

Museu de História da América
O museu ficou fechado por dois anos e fora reaberto na semana passada, 17 de novembro 2008, e a reforma custou US$ 85 milhões. Profundas mudanças em sua arquitetura interna foram feitas. Entretanto, o maior orgulho da reforma está no centro do museu, a nova ala expositiva para a bandeira Star-Spangled Bunner, inspiração de Francis Scott Key, para escrever os versos que se tornariam o hino nacional do País em 1931. As duas bandeiras medem: uma 9,14m por 12,8 e a outra menor para dias de tempestades medindo 5,18 x 7,62m todas construídas em tecido de algodão, por Mary Pickersgill durante duas semanas para o forte McHenry, Baltimore. A bandeira grande foi hasteada pela primeira vez na manhã de 14 de setembro de 1814, quando as tropas norte-americanas venceram os ingleses na batalha de Baltimore, na Guerra Anglo-Americana [1812-1815]. Anteriormente, em 14/07/ 1777, aconteceu a primeira resolução, e a define com 13 listras vermelhas, brancas com o quadrado em azul e 13 estrelas. Eram 13 as colônias. No ano de 1818, a nova resolução definiu que a cada Estado anexado, uma estrela seria colocada na flâmula, sempre no dia 4 de julho, e a última colocada foi em 1960, para o Havai, anexado no ano de 1959 aos Estados Unidos.

Museu de História Americana
Rua 14 / Av Constitution
Visitação diariamente das 10h00 às 17h30
Grátis - http://www.americanhistory.sl.edu/

Nenhum comentário: