Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Energia reutilizada


Clube de Roterdã é abastecido por energia captada pelos movimentos dos dançarinos

ROTERDÃ – HOLANDA [Agência FM] 2 DE DEZEMBRO - Grupo de inventores ecológicos criaram tipo de pista que capta energia gerada pelos saltos e giros dos dançarino. Os movimentos dos dançarinos são transformados em eletricidade para o consumo do cube. Existem vária pistas do gênero em fase experimental, somente essa do Club Watt, é definitiva. Quanto melhor para dançar for a música, maior é a eletricidade captada pela pista para acionar as luzes tanto na pista quando ao seu redor. Os diretores já titularam o clube como "o único sustentável". Segundo o diretor, a energia produzida por uma pessoa dançando gira em torno de 20 wats, duas pessoas dançando acenderiam uma lâmpada.

O Watt utiliza a tecnologia piezoelétrico por baixo da pista, que ao ser pressionado, baixa alguns centímetros retirando energia dos saltos e transforma em eletricidade. O clube tem capacidade para 1.400 pessoas. Os banheiros são abastecidos com água de chuva e os bares incentivam a economia de água potável. “Sabemos que não vai salvar o planeta, mas estamos tentando conscientizar a população”, diz Smit.

A invenção é do Sustainable Dance Club, uma companhia recém-formada por um grupo de inventores ecológicos e investidores holandeses e liderado por Michel Smit. Foram gastos na pista de dança US$ 257 mil dólares. A tecnologia para este tipo de danceteria é muito cara, mas aos poucos vai evoluindo e barateará. Smit está empenhado no desenvolvimento de equipamentos mais acessíveis e eficientes, que poderão ser utilizados em qualquer lugar onde haja movimento.

Nenhum comentário: