Páginas

domingo, 19 de outubro de 2008

Maurício Cardim: como e quando tudo começou

Um dos melhores profissionais da fotografia brasileira, relata suas viagens em busca de imagens exclusivas. Nesse, ele relembra quando deixou sua cidade para se tornar em um dos nomes mais expressivos como fotógrafo-expositor, ultrapassando divisas estaduais e, alcançando às fronteiras de países como Canadá. A indecisão e a saudade de sua terra natal; e a mudança após 33 anos na capital paulistana.

Minha primeira viagem para São Paulo aconteceu em 31 de dezembro de 1972 (faz dias hein?).Porém, saí da minha querida Ipiaú com o propósito de iniciar nova vida na capital paulista justamente no dia 1º de janeiro de 1973. Na época não tinha ônibus direto para São Paulo. Tive que ir até Jequié, cidade próxima de Ipiaú (52 km) e de lá para São Paulo, foram 26 horas de viagem. Muitas paradas no decorrer da longa viagem até o destino final. Curti muito a viagem. Não era novidade para mim viajar tantas horas de ônibus pois já tinha ido ao Rio de Janeiro, Salvador e algumas cidades do norte de Minas Gerais e tantas outras cidades baianas, incluindo a inesquecível Bom Jesus da Lapa, cidade santuário que no mês de agosto recebe milhares de romeiros de toda parte do Brasil e nos anos 60 tive o prazer de ir com minha família aquela cidade, e que pretendo voltar para relembrar os banhos que tomei no Rio São Francisco. Lá, fizemos fotos com lambe-lambe, com o tradicional painel estampado ao fundo com a imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa e a torre da igreja. São belas lembranças. Mas é triste saber que as fotos que ficaram marcadas na minha memória perderam-se.

Já conhecia SP !



No dia seguinte fui conhecer o bairro a pé, andei bastante. Fiz algumas anotações dos lugares para referências e no outro dia fui de ônibus ao centro da cidades, Pq. D. Pedro II, fui procurar por um primo que tinha uma barraca de doces, milho verde, pamonha e outras guloseimas. Após encontrá-lo e batermos um papo, fui a procura de uma amiga,Tânia, no bairro do Bom Retiro pois ela trabalhava lá em uma loja de tecidos. Final da tarde, retornei a casa de minha tia contente por ter encontrado as pessoas e ter conhecido um pouco do centro antigo da cidade.

São Paulo: paixão à primeira vista

Na mesma semana saí à procura de emprego. Não foi difícil empregar-me e desempregar-me. Sempre administrava bem a minha vida. Passaram-se 8 meses e trabalhei em dois lugares, antes de entrar no terceiro emprego resolvi voltar à Bahia pois estava muito saudoso. Fiquei 2 meses, matei a saudade e retornei a capital bandeirante, pois também já sentia falta dela que foi paixão à primeira vista, gostei e gosto muito de São Paulo. Foi na verdade, uma outra viagem a São Paulo, dessa vez com mais experiência e com outros sonhos. Chegando em São Paulo não demorou e logo estava eu trabalhando no Mappin como arquivista. Foi bom trabalhar naquele magazine tão importante. Trabalhei 7 meses, porém o que ganhava não era o suficiente para viver bem, então resolvi voltar para minha Ipiaú.Voltei à terra natal para ficar, porém não foi fácil adaptar-me novamente, fiquei alguns meses e novamente voltei para São Paulo com único propósito, ficar mesmo.
Na época a música e sucesso de Roberto Carlos era "O Portão" (eu voltei agora prá ficar...) tinha tudo a ver com aquele momento de minha vida. Arranjei um emprego no Banco Finasa de Investimento, no centro da cidade, onde fiquei uns 6 meses. Sai para um trabalho mais rentável, dessa vez no escritório de uma metalúrgica, a querida Wolff no bairro da Aclimação. Trabalhava e morava na mesma rua, o que facilitava muito a minha vida. Posteriormente o escritório mudou-se para a Via Anchieta, próximo a São Bernardo do Campo e eu mudei-me para a Bela Vista, itinerário totalmente oposto, mas tudo bem. Permaneci no emprego por 11 anos e 4 meses. A partir daí, já sabia o que queria, saí para dedicar-me a fotografia que já estava presente em minha vida há mais de 2 anos, fotografando colegas da Wollf, parentes etc.

Mais de 25 anos de fotografia pelo país!

De lá para cá se passaram 25 anos e centenas de viagens realizadas por diversos cantos do país, milhares de cliques de tantos lugares pelos quais já passei. Registros importantes de lugares, natureza, pessoas famosas ou não, familiares, amigos etc... Fotos publicadas em jornais, revistas, livros, cartões-postais, páginas na internet, exposições fotográficas. Tudo isso e um pouco mais compõe a trajetória desse fotógrafo viajante sempre com um olhar atento e aguçado realizando mais e mais trabalhos para novas realizações do meu projeto (com realizações) "Um olhar sobre o Brasil". Matérias relacionadas: Editorias :

Nenhum comentário: