Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"Eliseu Visconti: Arte e Design"

Exposição "Eliseu Visconti: Arte e Design" com um dos mais representativos pintores no país, estréia dia de outubro e segue até 7 de dezembro.
São 130 obras do pintor com destaque para seu pioneirismo como designer e artista gráfico. Podem ser vistos também 22 estudos preliminares do pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pintado pelo artista quando residia em Paris entre os anos 1906 e 1907. No mesmo período, Eliseu Visconti pintou o teto sobre a platéia e, em 1915, concluiria os trabalhos de decoração do teatro, realizando as pinturas do teto do foyer.
A exposição dá grande destaque também para os selos e os cartazes elaborados por ele. Em seus trabalhos de ilustrador de selos, que tinha como destaque sempre a mulher como modelo. Visconti foi um grande divulgador do Brasil no exterior. Ele retratou os fatos mais significativos da história do país e sempre homenageando as artes, a indústria, o comércio, a aeronáutica e o setor energético.
Eliseu iniciou seus estudos no ano de 1883, no Liceu de Artes e Ofícios, do Rio de Janeiro. Em 1886, como aluno da Imperial Academia de Belas Artes, concluiu sua formação artística que, aliada ao seu gênero inquieto, surgiu um dos artistas de personalidade renovadora.


Eliseu Visconti: Arte e Design
De 4/10 a 7/12
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz
Tel.: (11) 3229-9844
Terça a domingo das 10h00 às 18h00
Entrada R$ 4 / meia-entrada
Grátis aos sábados

Nenhum comentário: