Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"A Aventura Cultural da Mestiçagem”

Assessoria de Imprensa DÉGAGÉ informa > “A Aventura Cultural da Mestiçagem” é tema da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que prestará homenagem ao humorista Chico Anísio.

Duas comunidades lingüísticas, a portuguesa e a espanhola, estão no foco da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que de 12 a 21 de novembroacontece em Fortaleza, ocupando uma área superior a 3 mil m² do Centro deConvenções e este ano levando também parte de suas atividades para espaçosda vizinha Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Com visitação e programaçãogratuita, a previsão é que a Bienal do Ceará receba, nos dez dias de feira eatividades, cerca de 750 mil visitantes. A ação é promovida pelo Governo doEstado do Ceará, em parceria com Sindilivros e patrocínio da Petrobrás. A Bienal deste ano tem como tema “A aventura cultural da mestiçagem”, comuma intensa programação englobando 30 países situados em quatro continentes:África, América, Ásia e Europa. A ousadia de tal abrangência desloca o focohabitual das programações literárias de outros eventos similares,concentrando-se aqui em evocar a multiplicidade de culturas e a condiçãomestiça de suas raízes.

Motivada pelo tema central, a programação da 8ª Bienal Internacional doLivro do Ceará está comprometida com a integração das diversas culturasenvolvidas, reconhecendo seus hábitos, costumes e literatura, com ademocratização e a mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e àprodução literária. Serão realizadas atividades baseadas na promoção egeração de conhecimentos, sem fronteiras culturais e sociais, reunindo umpúblico diversificado e evitando isolamentos de quaisquer naturezas. As sessões literárias incluem palestras, mesas de debate, encontrosespeciais, lançamentos de livros e sessões de leituras de poemas maisabrangentes, com espaços para comentários por parte dos autores e troca deidéias com o público. Esta agenda foi configurada a partir do tema central.Os debates contemplarão assuntos como produção e circulação de revistas esuplementos literários, casas de cultura, política cultural dos centros deestudos brasileiros na América Hispânica, movimentos contraculturais,circuito editorial universitário, encontros internacionais de escritores,dentre outros. Já as palestras tratarão de aspectos ligados aos fundamentosda mestiçagem, jornalismo cultural e obras literárias, considerandoparticularidades regionais e continentais dos países envolvidos. CONTINUAÇÃO: Editorias :

Nenhum comentário: