Mostra 'kitsch' em Versalhes escandaliza franceses. O coelho, a mais famosa escultura de Koons aparece em destaque na mostra.


Clique aqui para ver fotos [By BBC of London]
Edouard de Royère, presidente da Fundação do Patrimônio francês, criticou a "intrusão" de um artista contemporâneo em um "local mágico como Versalhes". Mas para o diretor do Palácio de Versalhes, Jean-Jacques Aillagon, ex-ministro da Cultura durante a Presidência de Jacques Chirac, "Versalhes deve ser um lugar cultural vivo e não ficar imerso no formol". Koons exibe com certa audácia sua obra Auto-retrato, uma escultura em mármore. Em uma das salas do Apartamento da Rainha, que teve como última ocupante Maria-Antonieta, está sendo exibida uma instalação composta por vários aspiradores de pó e máquinas de lavar carpete, iluminados por lâmpadas de neon.
Kitsch
Jeff Koons, 53 anos, é um dos artistas vivos mais cotados do mundo. Algumas de suas obras são avaliadas em mais de US$ 20 milhões. A exposição Jeff Koons Versailles apresenta 17 obras monumentais do artista, realizadas entre os anos 80 até os dias de hoje.
A mostra Jeff Koons Versailles fica em cartaz até o dia 14 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário