Páginas

sábado, 6 de setembro de 2008

Carlos Zilio: Gabinete de Arte Raquel Arnaud

O artista plástico Carlos Zilio abre exposição no dia 16 de setembro de 2008 no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo.

Com texto de apresentação de Paulo Sérgio Duarte, esta nova exposição será composta por cerca de dez pinturas de formato médio, seis desenhos e quatro objetos. Zilio abre a exposição em São Paulo, ainda sob efeitos de outra, feita recentemente no Rio de Janeiro, onde recebeu inúmeras críticas elogiosas:“A questão central de sua obra (...) é a necessidade de, ao mesmo tempo, assumir e libertar-se da imensa carga histórica que acompanha as decisões do pintor diante da tela. Desde o fim da década de 70, sua poética vai aderir ao silêncio eloqüente de uma pincelada que vive da luta agônica entre o excesso e a escassez de sentido. (...) A história da pintura está sendo, simultaneamente, apropriada e rasurada em nome de um desejo de arte que viria de um sobressalto da intencionalidade”. Jornal O Globo – 1/05/2008 – Luiz Camillo Osorio Carlos Zilio, carioca nascido em 1944, foi aluno de Iberê Camargo no Instituto de Belas Artes da Guanabara (atual Escola de Artes Visuais do Parque Lage).
Até 1978 sua produção foi bastante marcada pela Nova Figuração, movimento que participou ativamente e pela Arte Conceitual. Nesse período participou da exposição Nova Objetividade Brasileira MAM/Rio, em 1967. Uma grande mostra realizada em 1996 e 1997 nos Museus de Arte Moderna do Rio, São Paulo e Salvador: Carlos Zilio: Arte e Política 1966-1976 abordou amplamente esta fase do seu trabalho. CONTINUAÇÃO: EDITORIAS:

Nenhum comentário: