Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Museu do Ceará

Fortaleza - CE {Agência FM} O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado aberta ao público em janeiro de 1933, no período que estava anexado nas dependências do Arquivo Público.

O Museu do Ceará atual tem suas coleções originadas no acervo do primeiro museu do Ceará que pertencia ao médico Joaquim Antônio Alves. No ano de 1873 ele organizou uma coleção de objetos e fragmentos da natureza, a coleção campos o Museu Provincial funcionou entre 1875 até 1885 como uma das dependência do Gabinete Cearense de Leitura. A partir de 1894 Francisco Dias da Rocha formou uma coleção para o Museu Rocha que funcionou até 1950. A instituição oferece uma reflexão crítica sobre a História do estado por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas. Instalado no Palacete Senador Alencar, em estilo neoclássico, onde funcionou primeira a Assembléia Provincial do Ceará, na época do Brasil Império. Ali também foi entoado pela primeira vez o Hino do estado composto por Thomaz Pompeu Ferreira Lopes com regência do maestro Zacharias Gondim, no dia 31 de julho de 1903.
Acervo
Possui um dos mais importantes e maiores acervos do Estado, composto por mais de sete mil peças nos aspectos culturais, econômicos e sociais. Este acervo é resultado de compras e doações de particulares e públicas e inclui moedas, quadros, medalhas, artefatos indígenas, móveis, peças arqueológicas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 com 950 exemplares. O Bode Io-iô, um animal boêmio da década de 1920 [1914 - 1931] e virou uma importante personagem na capital cearense, foi doado ao museu e tornou-se uma de suas raras peças. Em 2007 o museu ganhou o Prêmio Monumenta colocando-o entre os roteiros culturais do país. O museu completou 75 anos em janeiro de 2008 com lançamento do livro "Museu do Ceará - 75 anos", realizado pela Associação dos Amigos do Museu do Ceará. O livro remonta a cronologia de fatos, textos e fotografias, compiladas pelos historiadores João Paulo Vieira Neto, Alexandre Oliveira Gomes e Ana Amélia Rodrigues de Oliveira e com organização de Antônio Luís Macêdo Silva Filho e Régis Lopes.

Serviço:
Museu do Ceará: Rua São Paulo, 51- centro
musce@secult.ce.gov.br / [85] 3101-2610

Nenhum comentário: