Localizada na serra do mar tem como principais atrativos a natureza, o tradicional nevoeiro semelhante ao fog de Londres e o Festival de Inverno em julho.
Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses e tinha como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. A vila foi inaugurada com nome de Alto da Serra em primeiro de janeiro de 1867, e em 1874, passando a ser chamada de Estaçã ser chamada estaçom nome de Alto da Serra, em primeiro de janeiro de 1867, e em 1874 passando a o Paranapiacaba. Sob responsabilidade da São Paulo Railway {SPR}, primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí.
Foi via de escoamento da produção de café da província paulista para o Porto de Santos, até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos. Também transportou passageiros do interior para o porto. Ou seja, atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí {EFSJ}. Em 1900, uma segunda estação, bem maior e diferente do que a original foi construída. A estação primitiva ainda pode ter o seu local identificado junto a sub-estação elétrica. No ano de 1907, a vila teve o nome trocado para Paranapiacaba. Suas casas construídas em viga de ripa e de forma a indicar a classe social do morador. Por exemplo a casa do engenheiro-chefe era construída em local mais alto e com paredes duplas, enquanto que a do empregado comum ficava na parte mais baixa da vila e tinha paredes simples.
Atrativos naturais e culturais
Em janeiro de 1981, mais um incêndio destruiria o prédio da estação e uma mais simples passou a funcionar em local próximo. O relógio símbolo de Paranapiacaba, fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, sofreu também um princípio de incêndio mas foi salvo e colocado sobre uma outra plataforma ao lado do novo edifício. O fim do tráfego de passageiros entre Jundiaí e Paranapiacaba {lugar de onde se avista o mar} findou em 1997. Paranapiacaba era atendida até novembro de 2001 pelos trens metropolitanos {CPTM}, disponibilizados em diferentes horários. A partir daí, os trens seguiriam somente nos fins-de-semana. Em 2002, a vila passou a pertencer ao município de Santo André que comprou apenas a localidade, mas não a vila ferroviária. Alçada à estação turística nos anos 2000, atualmente existem várias opções de transportes para se chegar até lá e desfrutar do clima, das cachoeiras, trilhas e paisagens naturais. A localidade pode ser dividia em duas partes: os atrativos naturais como o mirante e o Parque das águas, e os pontos culturais como por exemplo o Castelinho, o Relógio, Antigo Mercado, o Clube Lira, Cemitério e o Pau da Missa, onde bilhetes eram pendurados. Nos três últimos finais de semana de julho acontece o já tradicional Festival de Inverno sempre com boa programação. [http://www.paranapiacabaecotur.com/24_destaque.htm
[Francisco Martins] All photos by mister Maurício Cardim]
De carro pela Via Anchieta: Partindo da capital paulista, siga pela Via Anchieta - SP150 - entrando no Riacho Grande logo após o fim da represa Billings. Mantenha-se sempre à esquerda e passe por baixo da Anchieta. Siga em frente e entre à esquerda na Rodovia Índio Tibiriçá - SP31. Siga até o KM 44 e entre à esquerda para Paranapiacaba. Aproximadamente 45 km a partir do início da Via Anchieta.
De ônibus: Siga de trem ou ônibus até o Terminal Prefeito Saladino, em Santo André. De lá sai ônibus com intervalos aproximadamente de 40 minutos, direto para Paranapiacaba. {11} 4828-4566.
De trem: O trem chega até a estação Rio Grande da Serra. Para dar continuidade ao percurso há um ônibus na Estação Rio Grande da Serra, com intervalo médio de 1 hora. A linha é 424 /Paranapiacaba/Rio Grande da Serra: 0800-055-0121.
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