O Museu ocupa dez salas de uma construção manuelina do séc. XVI, todas elas com a famosa tijoleira alentejana e um acervo com peças raras de todas as patentes.
A história do Museu do Relógio teve início em 1973, há 35 anos, quando António Tavares d’Almeida, principal idealizador desse espaço herdou dos seus avós três relógios de bolso avariados. A partir de então, o colecionador procurou relógios por todo o país, com vista ao restauro e ao aumento do espólio da coleção. Nos últimos anos, perto de 300 relógios avariados foram doados ao museu que, graças a colaboração dos seus Mestres relojoeiros são recuperados e mostrados ao público. António Tavares d’Almeida continua a dedicar-se ao museu, procurando dar vida não só aos seus próprios relógios mas também a todos que lhe são doados. O acervo do museu já atraíram mais de 300 mil visitantes. No acervo do Museu do Relógio constam mais de 1.800 peças, todas mecânicas, datadas a partir do séc. XVII. Exemplares de bolso, pulso, sala, entre outros. Uma das salas de exibição é dedicada ao relógio de origem nacional [português] onde temporariamente decorrem exposições temáticas. Instalado no Convento do Mosteirinho, em uma construção manuelina do séc. XVI, o Museu do Relógio ocupa dez das suas salas, todas elas com a famosa tijoleira alentejana em contraste com o branco das paredes e abóbadas caiadas.
Serviços disponibilizados
O museu oferece ainda um pequeno jardim, um bar e uma biblioteca com mais de 600 livros temáticos. Disponibiliza vários artigos na "Loja do Museu", com itens de coleção ou não à venda para aqueles que de uma forma indireta pretendam ajudar o Museu. Também mantém uma conceituada Oficina de Restauro que trabalha não só em relógios de bolso e pulso mas também em relógios de sala e parede. Seus Mestres consertam relógios de exigentes colecionadores de várias localidades da Europa como Espanha, França, Alemanha, Holanda e Portugal. Efetuam orçamento do restauro de qualquer relógio, tudo com garanta e de modo ágil. Em caso de relógios de bolso, pulso ou de pequenas dimensões o museu desenvolveu um serviço especial para que o cliente não precise se deslocar até Serpa, podendo enviá-lo via CTT. O pagamento pode ser feito de três modos, por transferência bancária, cheques ou por correio.
MUSEU DO RELÓGIO - António Tavares d'Almeida
Convento do Mosteirinho [ junto à Praça da República]
7830-341 SERPA - Portugal
Tel: (+351) 284 543 194
Nenhum comentário:
Postar um comentário